Apesar de sempre ouvirmos falar que a garrafinha de água é saudável e pode ajudar a beber mais água ao longo do dia, algumas ressalvas precisam ser consideradas. Caso contrário, ao invés de apenas ajudar a saúde, a garrafinha pode se tornar um espaço de acúmulo de bactérias, que causam danos à saúde e podem prejudicar o seu bem-estar de diversas formas.
Por isso, para a garrafinha ser saudável, é necessário considerar uma série de fatores. Neste texto, trouxemos alguns desses pontos. Continue lendo e saiba mais!
Será que a garrafinha de água é saudável? Vamos pensar em alguns pontos importantes!
A verdade é que a garrafinha de água é saudável quando usada da forma correta. Se ela for usada de maneira equivocada, poderá prejudicar o bem-estar da pessoa no longo prazo, sem que ela se dê conta disso. Veja o que é importante observar:
1. A maneira como a garrafinha é enchida faz diferença
Vamos supor que você encheu a sua garrafinha que estava completamente vazia e a deixou fora da geladeira por mais de um dia. Foi bebendo a água aos poucos, até que ela chegou na metade. Depois de dois dias com a mesma água, você apenas enche o que falta com água nova e limpa.
Esse comportamento pode não estar sendo a melhor opção nesse momento… Se você deixa a água ficar “velha” dentro da garrafa, preenchendo com água “nova” depois, pode ser que a antiga esteja contaminada com bactérias e você acabe contaminando a nova também.
O que fazer nesses casos? Encher de acordo com as suas necessidades para beber ao longo do dia sem deixar que a garrafa fique com a mesma água durante dias.
2. E a higienização, está em dia?
Lavar a garrafa todos os dias, usando sabão neutro e água corrente, é muito importante para mantê-la livre de agentes nocivos.
Pois pare e pense: você bebendo a água, ao longo do dia, colocando a boca e os lábios na garrafa, faz com que as bactérias da sua boca se transportem para ela. Logo, com o passar do tempo, pode haver o acúmulo de bactérias nesse sentido.
Por isso, lavar com frequência é muito importante para manter a garrafinha limpa e saudável para o consumo.
3. Qual a integridade da garrafinha de água?
Se a sua garrafinha parece estragada, velha ou com algum tipo de mancha, cuidado! Pode ser que esteja na hora de trocá-la por uma nova. Afinal, é algo semelhante às escovas de dente: não podemos usar a mesma para sempre, não é mesmo?
4. Garrafinha compartilhada? Cuidado!
Não compartilhe a sua garrafinha com ninguém. Por mais que isso possa parecer inofensivo, lembre-se de que dessa forma você pode se contaminar com bactérias e doenças que outras pessoas têm.
5. A troca pode ser benéfica
Se você puder trocar a garrafa de plástico por uma de vidro, pode ser ainda mais higiênico e eficiente, pois há menores chances de você estar com uma garrafa com plástico tóxico, por exemplo.
Pense nisso e cuide para que a sua garrafinha de água seja saudável!