G20: esse assunto pode ser cobrado por questões de geografia - Notícias Concursos

G20: esse assunto pode ser cobrado por questões de geografia

Confira!

G20: um resumo sobre esse tópico de geografia

O termo “G20” é uma sigla usada para a denominação de um grupo formado pelos 20 países mais influentes e desenvolvidos do mundo.

O tema é cobrado com grande frequência por perguntas de geografia, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você consiga estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje preparou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre o G20.

G20: definição 

O G20 é um grupo de países que foi criado no ano de 1999 e é formado pelos 20 países que possuem as economias mais desenvolvidas do mundo. Os membros do G20 produzem aproximadamente 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial e dois terços da população do mundo.

O grupo foi criado devido às sucessivas crises financeiros ocorridas nos anos 90.

G20: participantes

O G20 possui 20 membros. São eles: Alemanha, Arábia Saudita, África do Sul, Brasil, China, Canadá, Argentina, Coreia do Sul, Austrália, França, Estados Unidos, Japão, Itália, Indonésia, Índia, Rússia, Turquia, México, Reino Unido e União Europeia.

G20: características do grupo

Na primeira reunião de 1999, decidiu-se que o grupo sempre discutiria alguns assuntos específicos em suas reuniões, como: o combate ao crime organizado e ao terrorismo, a imigração, medidas para acelerar o desenvolvimento econômico global e o meio ambiente.

O grupo se reúne todos os anos para discutir e tomar decisões. Cada encontro é realizado em uma cidade do mundo.

G20: objetivos

O G20 foi criado com objetivos específicos, como favorecer as negociações econômicas entre os membros do grupo.

Ainda, os membros também queriam promover debates sobre políticas globais sobre como realizar o desenvolvimento econômico mundial de forma sustentável. Os membros usam, por fim, as reuniões para discutir as regras que serão adotadas para flexibilizar o mercado de trabalho e para criar mecanismos de regulamentação do comércio mundial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?