Funil de Marketing Tradicional e Funil de Marketing Digital
Vamos entender o que é esse funil de vendas, e se há mudanças quando esse conceito é levado ao marketing digital.
O funil de Marketing Tradicional é diferente do funil de Marketing Digital?
Também conhecido como funil de vendas ou ainda pipeline, o funil de marketing é uma representação da jornada do cliente até a efetivação da compra.
Basicamente, são os passos do cliente desde o momento em que ele demonstra interesse pelo seu negócio, até o que ocorre depois, em alguns casos.
O funil de marketing se resume em 4 etapas
- Visitantes;
- Leads;
- Oportunidades;
- Vendas.
Entretanto, vem surgindo um novo conceito de funil no que diz respeito ao marketing digital, que acrescenta no topo uma etapa. Sendo assim, o funil de marketing digital ficaria assim:
Funil de Marketing Digital possui 5 etapas
- Tráfego;
- Visitantes;
- Leads;
- Oportunidades;
- Clientes.
A diferença basicamente entre os modelos do funil de marketing tradicional e o funil de marketing digital é que eles se iniciam de formas diferentes.
Porém, ainda que acabem com objetivos próximos, no funil de marketing digital a venda não é o final da jornada do cliente.
Acompanhamento do cliente e sinalização para a empresa
O funil é uma forma de acompanhar o cliente dentro da jornada de compra, para que a empresa entenda quais pontos precisa melhorar em cada fase, para que possa aumentar seu volume de vendas, assim como o número de clientes fidelizados.
O funil de marketing digital é uma adaptação virtual
Entretanto, podemos dizer que o funil de marketing tradicional está mais preparado para as demandas de lojas físicas, enquanto o funil de marketing digital é uma adaptação do mesmo funil para a demanda virtual.