FUNDOS IMOBILIÁRIOS podem ser bons investimentos; confira - Notícias Concursos

FUNDOS IMOBILIÁRIOS podem ser bons investimentos; confira

Ao adquirir cotas de um empreendimento é possível lucrar mensalmente

Saber como investir em fundos imobiliários é fundamental para quem quer entrar nesse mercado que vem ganhando a cada dia mais investidores. Trata-se de uma modalidade de renda variável, com possibilidade de ganhos mensais. Muitos investidores veem os FIIs, ou fundos de investimento imobiliários, como uma modalidade que requer cuidado. Contudo, tendem a ser lucrativos com o passar do tempo – a depender, é claro, da escolha do fundo.

Fundos imobiliários nada mais são do que mais um tipo de fundo de investimento nos quais investidores aplicam dinheiro em empreendimentos do setor imobiliário, geralmente de grande porte. Por exemplo, o investidor poderá escolher entre investir em imóveis como hospitais, prédios comerciais, residenciais ou de logística, e até mesmo shoppings centers.

Leia mais: Imposto de Renda: declarar IR de investimentos de renda variável é uma obrigação fiscal

Como funciona para ganhar dinheiro com fundos imobiliários?

Um fundo é aberto geralmente por uma construtora ou administradora de um empreendimento imobiliário. São oferecidas cotas para que investidores as adquiram e façam parte do negócio.

Ao adquirir uma cota do fundo, o investidor se torna um dos “donos” do imóvel, como, por exemplo, na modalidade de ações na qual é possível se tornar acionista de uma empresa adquirindo papéis. Como cotista, quem investe no fundo, recebe como retorno valores proporcionais dos aluguéis como troco.

O seu lucro mensal sobre o valor recebido pelo fundo no mês terá porcentagem proporcional à quantidade de cotas que foram adquiridas inicialmente. Como dito antes, se trata de um tipo de investimento de renda variável. Portanto, o valor do lucro mensal certamente diferirá de um mês para o outro – e não se surpreenda se em determinado mês nem sequer houver lucro. É possível também vender cotas adquiridas do fundo com preço maior do que o que foi necessário para entrar no fundo, quando o imóvel ganha valorização no mercado.

Então, como investir?

Acima, você entendeu como funciona para ganhar dinheiro através dos FIIs. Agora, saiba onde procurar fundos de investimento imobiliário. Os fundos podem ser encontrados em qualquer corretora de investimento. Escolha uma da sua preferência e abra uma conta – caso ainda não tenha cadastro.

As corretoras geralmente possuem uma aba voltada somente para fundos imobiliários. Então, escolha um fundo que mais te agradar e adquira o número de cotas que desejar para entrar no negócio. Um destaque para os fundos imobiliários é que o lucro obtido com os aluguéis são isentos de Imposto de Renda.

O cenário macroeconômico

Não é o melhor momento do cenário macroeconômico para investidores de renda variável. Isso porque a Selic está em 13,75%, bem como a inflação acumulada está em 5,60%, com isso o valor dos ativos decaiu. O IFIX, principal índice dos FIIs, tem baixa acumulada de 3,71%.

A inflação nas alturas realmente leva benefício para alguns segmentos. Assim, os fundos de papéis com investimento em renda fixa se destacam. Tais fundos distribuem os rendimentos com os prêmios maiores que o CDI ou IPCA, portanto, um retorno com a carteira de investimento pode acontecer devido à inflação.

Após 2022, com o impacto nos fundos de papel que a deflação causou, uma parte dos FIIs acabaram por recuperar as rendas em 2023. Os pagadores de rendimento no mês de fevereiro tiveram de 1,24% até 1,56% distribuídos. Anualizado, o dividend yield ultrapassa a Selic atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?