• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Início Educação

Fundo Malala estuda impacto climático na educação de jovens mulheres

Cofundada pela Nobel da Paz Malala Yousafzai, organização sem fins lucrativos contará com apoio do SAS para endereçar desafios globais de mudanças do clima

Clara Ribeiro por Clara Ribeiro
4 de maio de 2021, 06:14h
em Educação
fundo malala
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

O Fundo Malala tem utilizado recursos de tecnologia analítica para identificar e prever os impactos das mudanças climáticas no processo de educação de jovens mulheres em diversos países.

Com o apoio do SAS, líder global em analytics, a instituição, que luta pela educação e inclusão dessas jovens – cofundada pela ativista paquistanesa laureada pelo Nobel da Paz, Malala Yousafzai –, desenvolveu um indicador para identificar os países que mais enfrentam os desafios das mudanças climáticas, que impactam diretamente o acesso e a conclusão educacional de meninas.

Como parte do Indicador de Desafios na Educação de Meninas (GECI, na sigla em inglês), divulgado anualmente, o Fundo Malala ampliou a capacidade da métrica ao identificar os riscos das mudanças climáticas no processo educacional de jovens mulheres a partir do auxílio da plataforma analítica do SAS.

O índice leva em consideração informações educacionais, como taxas de conclusão de nível escolar e fatores ambientais – incluindo a probabilidade de inundações, tsunamis e terremotos em cada país. Com base nessas informações, a instituição fornecerá subsídios para que entidades públicas e privadas promovam políticas destinadas ao aprimoramento de resultados educacionais.

📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!

QUERO ENTRAR AGORA →

Ao aperfeiçoar o GECI com informações preditivas de mudanças climáticas, o Fundo Malala tem acesso a dados cruciais para endereçar os desafios que meninas de diversos países enfrentam no processo de educação.

A organização estima que, neste ano, eventos relacionados ao clima serão responsáveis por privar da conclusão da jornada educacional pelo menos quatro milhões de meninas em países de renda baixa e média-baixa.  Se essa tendência continuar e nada for feito, até 2025 esse número passará para ao menos 12,5 milhões.

Com essas informações, a instituição pretende dialogar com setores governamentais e empresariais na formulação de políticas sobre como dirigir apoio técnico e financeiro para a adaptação climática, buscando melhores resultados na educação.

VocêPode Gostar

Equipe de panificação do IF Baiano celebra produção de pães em projeto educacional.

Programa Mulheres Mil oferece 4.522 vagas em 43 cursos gratuitos de qualificação profissional

26 de agosto de 2026, 10:17h
Estudantes em biblioteca universitária representando o processo de mudança de faculdade para universidade conforme critérios do MEC.

De faculdade a universidade: entenda quais procedimentos o MEC estabelece para que uma instituição mude de categoria

26 de agosto de 2026, 10:16h
Imagem ilustrativa de participante concentrada preenchendo a prova em sala de aula, com colegas ao fundo, em referência ao encerramento do prazo para pedir a reaplicação do Encceja 2026

Prazo final para solicitar a reaplicação do Encceja 2026 é sexta (28); provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de outubro

26 de agosto de 2026, 06:45h

“Nosso mais recente relatório confirma que a educação de meninas é uma das estratégias mais poderosas para mitigar o impacto da mudança climática”, afirmou Naomi Nyamweya, chefe de Pesquisa do Fundo Malala.

“Porém, como é demonstrado nesse projeto de dados com o SAS, eventos relacionados ao clima estão impedindo milhões de meninas de aprender. Para criar um futuro mais verde e mais justo para todos nós, precisamos de líderes que tomem medidas urgentes referentes ao clima no apoio à educação.”

Relatório sobre mudanças climáticas no Brasil

O último relatório disponibilizado pelo Fundo Malala jogou luz também sobre a situação das mudanças climáticas em países como o Brasil, que no passado recente constou como uma das nações em desenvolvimento que mais emitiram gases de carbono responsáveis pelos efeitos das mudanças climáticas.

O GECI deste ano mostrou, ainda, que a região da África Subsaariana, a menos responsável pela atual crise climática, é a que mais sofre com os desafios relacionados às vulnerabilidades do clima.  Juntos, esses e outros países contam com mais de 280 milhões de jovens mulheres em idade escolar.

“Continuamos a testemunhar o impacto das mudanças climáticas em nosso meio ambiente, seja na forma de seca, mudança de ecossistemas, severidade de tempestades ou devastação causada por incêndios florestais, que são o dobro ou o triplo do tamanho daqueles que experimentamos no passado”, destacou Susan Ellis, diretora de Inovação Social do SAS.

“As indústrias também estão tentando calcular os riscos associados às mudanças climáticas que afetarão primeiro as populações mais vulneráveis. Queremos fazer tudo o que pudermos para apoiar organizações como o Fundo Malala para garantir que a educação de jovens meninas continue sendo uma prioridade.”

O Fundo Malala planeja usar as informações coletadas com o apoio da plataforma de analytics do SAS para encorajar ações por parte dos líderes que estarão presentes na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (também conhecida como COP26), a ser realizada em novembro na cidade de Glasgow.

Além disso, a instituição pretende reforçar seu papel de atuação, trazendo a importância da educação para a discussão sobre a mudança climática global.

Para saber mais sobre a parceria do SAS com o Fundo Malala, acesse o site. Para explorar as descobertas sobre o impacto das mudanças climáticas na educação de meninas na prática, responda ao quiz desenvolvido pela iniciativa SAS Data for Good, baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Tags: educação de jovens mulhereseducação de meninaseducação de mulheresfundo malalaimpacto das mudanças climáticasmalala yousafzaimudanças climáticas e educação
Postagem anterior

Webinars gratuitos visam capacitar profissionais da educação no mês de maio

Próxima postagem

Saiba como receber a partir de R$300 na CAIXA e chegar até o valor de R$50 mil

Clara Ribeiro

Clara Ribeiro

Jornalista e redatora apaixonada pela área da educação. Escreve sobre a situação educacional no Brasil e no mundo, além de dicas de estudos para concurseiros e vestibulandos.

Artigos Relacionados - Posts

Equipe de panificação do IF Baiano celebra produção de pães em projeto educacional.
Cursos

Programa Mulheres Mil oferece 4.522 vagas em 43 cursos gratuitos de qualificação profissional

26 de agosto de 2026, 10:17h
Estudantes em biblioteca universitária representando o processo de mudança de faculdade para universidade conforme critérios do MEC.
Educação

De faculdade a universidade: entenda quais procedimentos o MEC estabelece para que uma instituição mude de categoria

26 de agosto de 2026, 10:16h
Imagem ilustrativa de participante concentrada preenchendo a prova em sala de aula, com colegas ao fundo, em referência ao encerramento do prazo para pedir a reaplicação do Encceja 2026
Educação

Prazo final para solicitar a reaplicação do Encceja 2026 é sexta (28); provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de outubro

26 de agosto de 2026, 06:45h
Estudante analisa materiais de pós-graduação para escolher uma especialização.
Educação

Não sabe qual pós fazer? Veja as melhores opções para cada graduação

25 de agosto de 2026, 16:55h
Professora acompanha criança em atividade educativa relacionada à inclusão e ao desenvolvimento.
Educação

Pós-graduação: conheça áreas de especialização para atuar com TEA

25 de agosto de 2026, 15:34h
Professores e gestores reunidos durante processo de escolha dos livros didáticos do PNLD.
Educação

MEC abre seleção de livros didáticos para estudantes do 1º ao 5º ano; professores e gestores têm até 8 de setembro

25 de agosto de 2026, 09:33h
Próxima postagem

Saiba como receber a partir de R$300 na CAIXA e chegar até o valor de R$50 mil

Sonhar que ganhou na loteria: o que significa? Veja o que há por trás desse tipo de sonho

Sonhar que ganhou na loteria: o que significa? Veja o que há por trás desse tipo de sonho

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Prédio da CGU representa o novo concurso para Auditor Federal de Finanças e Controle com 60 vagas.

Concurso CGU: orçamento de 2026 prevê contratação da banca organizadora

26 de agosto de 2026, 11:19h
Mulher usando iPhone durante chamada de emergência, representando o recurso de envio de imagens ao vivo em ocorrências pelo 190.

Chamadas para o 190 pelo iPhone poderão enviar imagens ao vivo da ocorrência

26 de agosto de 2026, 11:11h
Mulher segura notas de dinheiro em frente a uma agência bancária, representando o pagamento do 4º lote da restituição do IRPF 2026.

Receita paga 4º lote do IRPF em 31 de agosto; restituição soma R$ 1,23 bilhão

26 de agosto de 2026, 11:02h
Estudante se prepara para concursos públicos em Minas Gerais com editais abertos e salários de até R$ 10 mil.

Concursos em Minas Gerais: editais com salários de até R$ 10.788,38 recebem inscrições até 27 de agosto

26 de agosto de 2026, 10:34h
Equipe de panificação do IF Baiano celebra produção de pães em projeto educacional.

Programa Mulheres Mil oferece 4.522 vagas em 43 cursos gratuitos de qualificação profissional

26 de agosto de 2026, 10:17h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.