Fuja do golpe: Itaú faz alerta sobre vendas de ingressos
Banco Itaú decidiu criar um alerta sobre a venda de ingressos para shows. Veja o que fazer para não se tornar a próxima vítima
O bando Itaú lançou um alerta na manhã desta quinta-feira (2), sobre um golpe envolvendo a venda de ingressos. Segundo a instituição financeira, criminosos estariam se aproveitando da presença da cantora Madonna no Rio de Janeiro para vender entradas falsas para o seu show, que acontece no próximo sábado (4) na praia de Copacabana.
Segundo o Itaú, o golpe em questão funciona a partir da venda de ingressos falsos para a área vip do show. A suposta entrada está sendo vendida por R$ 2 mil nas redes sociais. O banco, no entanto, vem reforçando que o show de Madonna na capital carioca é totalmente gratuito.
“Àrea Vip”
O fato é que algumas pessoas estão se confundindo com uma outra informação. Existe uma área especial do evento que está sendo chamada de Espaço Itaú. O banco, no entanto, informa que distribuiu estes ingressos através de promoções e nas redes sociais. Eles não são transferíveis.
“Golpistas estão se passando por ganhadores da promoção e tentando vender ingressos falsos para o Espaço Itaú. Se receber uma oferta, não realize a compra e denuncie para nossa equipe técnica. Nossos ingressos não estão à venda”, informa o site do banco.
Dicas para se proteger de golpe
- Compre em sites conhecidos
Escolheu o que deseja comprar? Pesquise os preços do produto em um site conhecido, isto é, vá direto no google, pesquise o nome da empresa e entre no site oficial. Se você preferir fazer uma compra em uma empresa desconhecida, ao menos pesquisa e a sua reputação em sites de reclamações.
Outra dica muito importante é ter cuidado com os links que você recebe por redes sociais, ou até mesmo por e-mail. Nos últimos meses, a maioria dos golpes que foram aplicados ocorreram por meio de links.
“Por isso, recomendamos que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador. Nunca clique em links enviados por e-mails, SMS ou aplicativos de mensagens e sempre dê preferência para lojas conhecidas”, diz Adriano Volpini, diretor do comitê de prevenção a fraudes da Febraban.
- Desconfie de pedidos de pagamentos antecipados
Empresas sérias não devem exigir que o cidadão realize apenas o pagamento antecipado para que ele tenha acesso ao produto. Assim, a ideia é sempre desconfiar quando este pedido é feito.
- Desconfie das poucas opções de pagamento
Neste sentido, também é importante desconfiar quando um site oferece poucas opções de pagamento. Grandes varejistas normalmente oferecem uma gama maior de opções neste sentido.
- Desconfie de promoções muito generosas
Não há nada de errado em encontrar uma grande promoção, mas quando o desconto for muito maior do que o normal, a dica é desconfiar. Normalmente os criminosos usam estas falsas benesses para enganar o consumidor.
- Pesquise os selos
Nunca é demais analisar se o site conta com os selos de autenticação, que atestam a veracidade do endereço na internet. Neste sentido, uma outra dica é prestar atenção na data da criação do sítio. Sites recém-criados podem ser um mal sinal.