Fui vítima do golpe do PIX, é possível recuperar o dinheiro?
Entenda como é possível recuperar o dinheiro perdido no golpe do pix
O Pix é uma ferramenta que facilita a vida financeira dos brasileiros, mas criminosos aproveitam essa facilidade para aplicar golpes.
Em meio ao mundo tecnológico, muitos aproveitam para fraudar transações e roubar informações confidenciais dos usuários da ferramenta.
O golpe do Pix é aplicado de várias formas diferentes e ter conhecimento sobre ele é fundamental para não se tornar uma vítima.
Mas é o que a vítima pode fazer se cair no golpe do Pix? Saiba que é possível recuperar o dinheiro, mas é importante saber o passo a passo completo das ações a realizar.
Como funciona o golpe do Pix?
Em primeiro lugar, é importante entender como funciona o golpe do Pix. Afinal, o conhecimento é fundamental para se proteger.
Os criminosos agem de várias formas diferentes para aplicar as fraudes. Veja:
- Golpe do cadastro do Pix: nesse caso, a pessoa recebe um e-mail ou mensagem informando que deve realizar o cadastro da chave Pix no banco. Mas o link leva a um site fraudulento, onde os criminosos roubam as informações do cliente;
- Comprovante do Pix falso: esse tipo de golpe acontece durante vendas. O criminoso retira a mercadoria em um estabelecimento e apresenta um comprovante de Pix falso, simulando o pagamento;
- Golpe do Pix errado: aqui os golpistas afirmam para a vítima que fez um Pix por engano para a sua conta. Assim, a pressiona para “devolver” o dinheiro;
- Pix agendado: nesse cado o criminoso realmente agenda o Pix para a vítima. No entanto, quando ela faz a “devolução” do dinheiro, o golpista cancela o agendamento;
- Golpe do robô do Pix: muito comum nas redes sociais, os golpistas invadem contas de usuários e fazem propagandas enganosas. Segundo eles, as pessoas que fizerem um Pix receberão um retorno financeiro imediato e muito vantajoso.
Como evitar cair no golpe do Pix?
Os usuários da ferramenta devem ficar sempre atentos para evitar cair no golpe do Pix. Assim, confira algumas dicas práticas que podem tornar as transações mais seguras e evitar fraudes:
- Nunca compartilhe dados pessoais ou bancários com ninguém;
- Sempre desconfie de mensagens e e-mails não solicitados;
- Verifique a identidade de pessoas que entram em contato pedindo transferências via PIX, mesmo quando se tratar de conhecidos;
- Ao realizar um PIX, sempre confira os dados do destinatário na última tela antes de confirmar a transferência;
- Nunca acredite em promessas de investimentos com retorno financeiro rápido, fácil e seguro. Ainda mais quando o retorno envolve valores mirabolantes por meio do Pix;
- Sempre realize as transações bancárias por meio do Internet Banking ou aplicativo do banco;
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu banco pelos canais oficias.
Foi vítima do golpe do Pix? Veja como recuperar seu dinheiro
As vítimas que caíram no golpe do Pix precisam agir rápido para ter a chance de recuperar o dinheiro.
Para isso, o Banco Central criou o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Com ele, é possível acionar o banco para informar o ocorrido e recuperar os danos.
A seguir, conheça o passo a passo que o MED orienta para quem caiu no golpe e precisa recuperar os seus recursos.
1º Passo: registre um Boletim de Ocorrência
Em primeiro lugar, é fundamental fazer o registro de um Boletim de Ocorrência, pois através dele será possível comprovar o ocorrido.
Atualmente, é possível fazer o documento de forma totalmente online. Para isso, basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado. Depois, será necessário informar os seus dados e descrever a situação.
2º Passo: informe ao banco
Após registrar o Boletim de Ocorrência, informe o ocorrido ao banco imediatamente. Quanto mais rápido o banco souber da informação, maior será a sua capacidade de bloquear a conta de destino com o saldo disponível.
3º Passo: guarde as evidências
É de extrema importância guardar todas as evidências que comprovem a realização do golpe do PIX.
Assim, se incluem nessa lista conversas por mensagens instantâneas, o comprovante do PIX que você enviou e tudo que pode servir como prova da fraude.
4º Passo: proteja as suas informações pessoais
Por fim, revise todas as suas informações pessoais, a fim de garantir a sua inteira segurança.