Você já perdeu dinheiro em algum golpe? Se a sua resposta foi sim, então, tome cuidado. Pois, agora o novo alvo é o Fundo de Garantia. Portanto, se você tem alguma quantia na conta especial, a matéria desta segunda-feira do Notícias Concursos, falará mais sobre a fraude no FGTS. Saiba ainda como se proteger.
Por isso, não deixe de anotar as principais informações a respeito da fraude no FGTS apresentadas nessa matéria, pois, podem ser a diferença entre você se tornar mais uma vítima ou não. Então, para que também não seja prejudicado por esses golpistas e acabe perdendo dinheiro, ler essas dicas com atenção é algo muito importante para você.
O que é o FGTS?
Em primeiro lugar precisamos entender o que exatamente é o FGTS e como ele funciona, para só então entendermos como funciona o golpe em questão. Basicamente o significado dessa sigla é fundo de garantia do tempo de serviço. Esse fundo foi criado Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 e vigente a partir de 1 de janeiro de 1967. O intuito dessa lei é proteger aqueles trabalhadores que sofreram demissões sem justa causa.
Basicamente o FGTS é uma poupança aberta pela empresa no nome do trabalhador, e a forma que o valor dessa poupança é calculada é a seguinte. Em casos onde o trabalhador é jovem aprendiz, é descontado 2% do seu salário mensalmente e depositado no fundo. Já em condições normais o valor descontado equivale a 8% do salário.
Como funciona a fraude no FGTS?
Mas afinal, como funciona o golpe em questão? Basicamente os golpistas conseguem acesso ao aplicativo do FGTS da vítima. E, assim, efetuam o saque aniversario através da conta da vítima, que nem sequer fica sabendo que foi fraudada. Além disso,os golpistas também conseguem realizar empréstimos no nome da vítima.
Ou seja, sofre enorme prejuízo financeiro ao ter um empréstimo realizado em seu nome sem seu consentimento. Ainda mais, a pessoa que sofre o golpe também perde o direito de realizar o saque-rescisão, em casos de demissões sem justa causa. Por isso, estar por dentro das formas de se proteger desse golpe é muito importante, tendo em vista o quanto essa fraude pode prejudicar a vida financeira das vítimas.
Como se proteger do golpe?
Agora que você sabe como esse golpe funciona e quanto ele pode te prejudicar, com certeza você deve estar se perguntando o que fazer para se proteger, não é mesmo? Se proteger é algo bem simples. Para se prevenir basta entrar na sua conta pelo app da Caixa e conferir se esta tudo certo, caso você suspeite que foi vítima do golpe.
Será necessário ir até uma agência Caixa e solicitar a apuração do saque. Caso seja identificado que você sofreu uma fraude no FGTS, um estorno será realizado. Lembrando que a apuração pode levar até 15 dias uteis para ser realizada.