Dividimos a série “Franquias” em duas partes para que possamos explorar as vertentes sobre esse investimento. Nesta segunda parte falaremos sobre a manutenção da marca e análise de critérios.
Como falamos primeira parte, o ramo de franquias requer avaliações, por isso considere:
Manutenção da marca
Cabe ao franqueado manter a marca em todos os aspectos.
A imagem da marca, os detalhes, a facilidade de manter os padrões.
Por exemplo, é fácil encontrar fornecedores para essa franquia?
Caso seja algo que pouco fornecedores oferecem, vale a pena investir nessa franquia, mediante poucas alternativas de negociar com os fornecedores?
Caso troque de fornecedor, a qualidade da marca será mantida?
Planejamento
Entenda em quantos aspectos terá que pensar, antes de negociar uma marca que não é cabível ao seu plano de negócios.
Entenda que os investimentos baixos numa franquia podem esconder uma alta manutenção da marca.
Essa é a principal diferença de investir em franquias que exigem manutenção, e as que são totalmente online.
Todos os negócios possuem riscos
O ramo de franquias é um negócio como qualquer outro, exige cuidado, planejamento, avaliação de perfil, riscos, mercado, enfim, tudo o que o seu negócio próprio também te solicitaria.
Exatamente por isso, precisa franquear algo em que acredita que possa manter, por todas essas vertentes. Embora seja algo que tenha a vantagem de estar no mercado, não feche negócio se deseja evitar os riscos, essa visão não é empreendedora.
Os riscos fazem parte dos negócios, não há estabilidades, porém, os riscos existem para dar errado como para ter sucesso. O que fará diferença será o seu planejamento estratégico e a forma como conduzirá os processos.
Analise os critérios
Analise os outros franqueados da marca, visite lojas, acesse o site. Há um perfil de franqueado para cada loja, se os perfis estiverem muitos distintos, pode ser que a marca não esteja bem financeiramente e quebrou o próprio critério para fechar negócios.
E sabemos que você quer uma franquia de qualidade, não uma placa de passa-se o ponto, certo?
Por isso faça seu plano de negócios e não invista por empolgação ou pressão, verifique se esse tipo de empreendimento faz sentido para você, verifique a parte 1 dessa série, onde citamos alguns pontos além dos aqui expostos.
Faça as devidas análises para ter sucesso nesse negócio.