O investimento em uma franquia de energia solar depende muito das exigências da franqueadora, mas existem alguns custos que são comuns à maioria delas. Por isso que hoje, nós vamos indicar quanto é preciso para investir em uma franquia de energia solar.
Avaliar exatamente o que a franqueadora oferece e o que é necessário para abrir uma franquia de energia solar é fundamental para começar o negócio de forma acertada. Por isso que, neste artigo, separamos os quesitos que você precisa avaliar em termos de preços para realizar o investimento inicial na franquia.
Quanto é preciso investir em uma franquia de energia solar?
Para abrir uma franquia de energia solar, é necessário avaliar os investimentos iniciais de implantação. Representam os custos necessários para estruturas da unidade e sua inauguração. Assim, tem-se:
Taxa de franquia
Diz respeito ao valor pago para que o interessado entre na rede franqueadora. Este valor inclui:
- Licença do uso da marca da franqueadora;
- Determinação do local em que está implantada a franquia;
- Treinamentos iniciais para o franqueado e seus colaboradores;
- Manual de operação e processos;
- Apoio na organização da inauguração;
- Reprodução dos padrões de identidade visual;
- Acompanhamento dos processos e operações nos primeiros dias da inauguração.
Gastos para abrir a empresa
São todos os custos envolvidos com a abertura da empresa do franqueado. Entre eles, tem-se:
- Obtenção do CNPJ, e assim, possibilitar a formalização da aquisição de franquia;
- Contratação de uma assessoria contábil para ajudar na parte burocrática da abertura da empresa;
- Registrar a empresa na Junta Comercial.
Custos para implantação do local físico da franqueadora
A franqueadora auxiliará na escolha do local para abertura da unidade, bem como adaptar o local para o funcionamento da empresa. Envolve, também, uma localização privilegiada e as reformas necessárias para a abertura, de acordo com o projeto arquitetônico já oferecido pela franqueadora.
O projeto arquitetônico adapta visualmente o ambiente, de maneira a reproduzir o ambiente da unidade piloto. Assim, se direciona para a decoração, tipo de piso, cor das paredes e mobiliário, tornando o ambiente padronizado e facilitando o fluxo dos clientes da empresa.
Showroom
O showroom deverá ter um sistema fotovoltaico, de maneira reduzida em funcionamento, que facilita as vendas e o entendimento do funcionamento dos clientes. Além disso, possibilitará que esse sistema, auxilie na economia de energia da unidade.
Hardware, Softwares e periféricos necessários para o funcionamento da unidade
Neste quesito, estão envolvidos os computadores necessários, impressoras e programas específicos para comercialização e gestão da unidade franqueada.
Ferramentas, Equipamentos de Proteção e de Segurança
Representam os custos das ferramentas utilizadas para a instalação dos sistemas de energia solar, bem como os equipamentos de proteção e segurança individual e coletivos para os colaboradores.
Uniformes
Os uniformes usados pelos colaboradores representam a marca da franquia. Assim, também contêm as primeiras medidas de segurança deles.
Automóveis
Os veículos devem ser adquiridos pelos franqueados e precisam conter os emblemas personalizados da empresa franqueadora.
Realização de marketing para inauguração
O marketing realizado para inauguração envolve:
- Fazer palestras informativas com os franqueados e colaboradores sobre o tema energia solar;
- Realizar a inauguração como sendo um evento;
- Contratar assessoria de imprensa para fazer a divulgação da empresa no ambiente local e regional.
Análise de outros custos recorrentes e necessários
São os custos realizados para que o franqueado atue como franqueado. Dessa forma, envolvem a taxa de royalties e o fundo de propaganda.
Normalmente, a taxa de royalties inclui:
- Uso da marca;
- Treinamentos e capacitações;
- Realização de supervisão de campo;
- Propostas para melhorias nas operações e estratégias;
- Realização de auditoria com intenção de manter o padrão estabelecido;
- Desenvolver novos produtos e serviços;
- Atualizar os sistemas operacionais de gestão e acompanhamento das vendas;
- Atualizar os manuais de operações e processos;
- Atualizar os fornecedores e as pessoas que prestam serviço para a unidade.
Fundo de Propaganda
É a cobrança da franqueadora para atualizar o marketing e a propaganda dos produtos e serviços da franqueadora, como:
- Desenvolver campanhas de promoção para toda a rede franqueadora;
- Criação de campanhas realizadas por agências especializadas.
A realização do marketing local e regional fica por conta do franqueado, por isso, fique atento e busque sempre todo o conhecimento necessário para tornar isso possível e positivo em seu negócio
Por fim, agora que você já sabe todos os custos envolvidos para abrir uma unidade, é possível que você avalie os valores envolvidos de cada franquia para fazer a sua escolha de forma mais acertada.
Esperamos que o post de hoje possa ter lhe auxiliado, afinal, é sempre bom saber mais para começar um bom negócio, não é mesmo? Boa sorte!