Você sabia que existem várias opções de franquias brasileiras na Europa? É verdade! Este é, inclusive, o assunto deste artigo. Assim, hoje procuramos identificar opções de marcas que já estão presentes na Europa para, dessa forma, obter maior facilidade na abertura de uma unidade franqueada.
Para abrir uma franquia brasileira na Europa, é preciso seguir as regulamentações de franquia existentes no país que se deseja implantar. Por isso, ao identificar marcas de franqueadoras que já estão operando no continente europeu, este processo já está formatado.
Opções de franquias brasileiras na Europa
Apresentaremos algumas opções de franquias brasileiras que já estão em conformidade com as regras dos países europeus, para tornar o processo de implantação mais rápido:
Hering Store
Ao chegar no Brasil em 1880, Hermann Hering se estabeleceu na cidade de Blumenau (SC), comprou um tear e uma caixa de fios. Logo após, pediu para que seus filhos viessem também ao Brasil, juntamente com seu irmão Bruno, para abrir uma confecção de camisetas, que era a sua atividade na Alemanha.
Assim, em 1993, entrou para o negócio de franquias e, atualmente, é a maior franquia de fabricação de roupas do país. Dessa forma, hoje em dia oferece produtos variados, possuindo o diferencial de atendimento rápido para suprir as necessidades e desejos dos clientes, com produtos que os agradam.
Atualmente a franquia possui mais de 598 unidades no Brasil e mais de 15 lojas no exterior, incluindo a Europa.
Sabendo disso, para abrir uma franquia da Hering Store, a franqueadora oferece os seguintes valores:
- Primeiramente, o investimento inicial: em torno de R$ 2.800/m2, que variam de acordo com a localização;
- Logo após, tem-se a necessidade de estoque inicial: R$ 150 mil;
- Em seguida, a necessidade de capital de giro: R$ 150 mil;
- Taxa de franquia: R$ 40 mil;
- Taxa de royalties: 3% sobre o valor das compras realizadas no mês;
- Taxa de propaganda: 1,5% sobre o valor das compras realizadas no mês;
- Previsão de retorno do investimento: entre 24 e 48 meses;
- Por último, a previsão de faturamento médio mensal: R$ 185 mil.
Oakberry
A franquia Oakberry é brasileira, mas conhecida internacionalmente pela produção e exportação de produtos feitos com açaí, para mais de 20 países. No Brasil, já são mais de 380 unidades em todo o território nacional, sendo mais de 500 unidades no mundo.
Os produtos comercializados são 100% naturais, do ramo de fast food saudável. Nas composições não contém corantes, conservantes artificiais ou xarope de guaraná. Entre os produtos do cardápio, tem-se: bowls, smoothies, OAK Matcha Energy Tea, pind, paç.Oak, pasta de amendoim com mel, mel, canecas, paçoca em pós zero açúcar, oakbar. Ainda a marca comercializa roupas com a marca.
Para abrir uma franquia da Oakberry, a franqueada oferece os seguintes valores:
- Investimento inicial: a partir de R$ 195 mil (incluindo a taxa de franquia);
- Margem de lucro: entre 15% e 20%;
- Taxa de royalties: 6% sobre o valor das compras realizadas no mês;
- Taxa de propaganda: 2% sobre o valor das compras realizadas no mês;
- Previsão de retorno do investimento: entre 12 e 24 meses;
- Previsão de faturamento médio mensal: R$ 70 mil.
iGUi Piscinas
A saber, a franquia é líder mundial na fabricação de venda de piscinas de fibra de vidro, fabricando em torno de 80 mil piscinas por ano em suas 40 fábricas no Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Portugal e Paraguai.
A rede possui mais de 1.200 franquias, distribuídas em 54 países, estando presente nos 5 continentes. Foi eleita a “franquia mais internacionalizada do Brasil” em 2019, pela ABF.
A empresa oferece aos franqueados outras duas marcas:
- Franquia Tratabem, especializada em serviços de manutenção de piscinas, assistência técnica, tratamento e venda de produtos químicos para todos os modelos de piscinas;
- Franquia Splash, que oferece os modelos mais antigos de piscinas produzidas pela iGUi, como: farol da barra, italiana, tradicional e tropical.
Para abrir uma franquia da iGUi Piscinas, a franqueadora oferece os seguintes valores:
- Capital para instalação: R$ 2 milhões;
- Necessidade espaço físico: entre 500 m2 e 2.000 m2;
- Necessidade de capital de giro: em torno de R$ 150 mil;
- Taxa de franquia: R$ 150 mil;
- Taxa de royalties: 5% sobre o valor das compras realizadas no mês;
- Taxa de propaganda: 5% sobre o valor das compras realizadas no mês;
- Previsão de retorno do investimento: entre 28 e 36 meses;
- Previsão de faturamento médio mensal: R$ 250 mil.
Estas são apenas algumas opções de franquias brasileiras em atividade na Europa.
Por fim, se a sua intenção é ir morar no velho continente e, ainda, levar o modelo brasileiro de franquias, procure por alguma que já tenha o processo de internacionalização formatado. Assim, é só seguir em frente!
Que o post de hoje seja o motivador que faltava para você avaliar essa possibilidade de negócio em um país diferente!