Franquia: saiba o que é e como ter a sua
Conheça as suas vantagens e desvantagens
O franchising ou franquia é uma ótima opção para se começar um negócio por diversos fatores. Desse modo, você não precisa começar do zero, é possível utilizar uma estrutura pré-existente, uma marca já conhecida no mercado, além de todo um marketing por trás dos produtos e serviços negociados.
Ademais, é possível ter um bom sucesso sendo um empresário franqueado. Isso se deve ao fato de que com a franquia, pode-se trabalhar com um modelo testado, além de ter a possibilidade de um suporte e de um treinamento para os colaboradores do negócio.
Dessa maneira, o empresário não começa do zero, há um suporte por trás de todo o trabalho estrutural da empresa. Aliás, o franchising se tornou o maior modelo de gestão de negócios da última década, pelo fato de que é o modelo ideal, principalmente em tempos de crise econômica.
Como conseguir provas de tempo especial para sua aposentadoria?
O que são as franquias
Nas franquias, um modelo de negócios é copiado e passado a outro ponto comercial. Todavia, quem criou e detém os direitos sobre as marcas, patentes, infraestrutura e produtos recebe royalties relativos a eles.
Há uma concessão de uso de determinado modelo de negócios, pelo proprietário da marca, o franqueador, ao investidor, franqueado. Dessa maneira o empresário pode replicar um tipo de negócios que já apresentou resultados e ficou conhecido no mercado.
Podemos apresentar alguns modelos de franquia de sucesso no Brasil, como Mac Donald ‘s, Pizza Hut, Subway, KFC, Cacau Show, que são exemplos de franquias do setor alimentício. Aliás, a primeira franquia do país foi a do Yázigi, em 1950.
Em síntese, a franquia se estende até aspectos relacionados às operações do negócio, como gestão, operação e divulgação da empresa. O modelo de franquia é utilizado em outras lojas e escritórios. De fato, todo o Know-How sobre o modelo é passado para o franqueado.
Podemos dizer que há uma padronização dos produtos e serviços oferecidos. Por exemplo, a Mcdonald’s está presente no mundo inteiro, suas lojas apresentam quase os mesmos tipos de produtos, sanduíches. Suas lojas possuem a mesma padronização em qualquer lugar.
5 desafios de empreender no digital
Tipos de franquia
Existem vários tipos de franquias disponíveis no mercado. Desse modo, podemos destacar a de distribuição, onde o franqueado comercializa os tipos dos produtos produzidos pelo franqueador, além de se utilizar a sua assistência técnica.
Há também a de serviços, onde o franqueador cede a licença de sua marca e seu tipo de serviço. Em conclusão, podemos considerar também a de indústria, onde o franqueado produz um produto com a marca e o nome do franqueador.
Habibs tem NOVAS vagas de emprego no país
Vantagens de se abrir uma franquia
Abrir uma franquia traz inúmeras vantagens, veremos abaixo algumas delas:
1 – Não é preciso ter experiência para se abrir o negócio.
2 – Menos riscos ao se investir em um negócio já consolidado.
3 – Troca de know-how com parceiros da franquia.
4 – Marketing apoiado pela rede
5 – Franqueadora dá apoio no suporte técnico e administrativo
6 – O investidor pode se concentrar na gestão do negócio.
7 – Crescimento mais ágil e acelerado do que em outros investimentos.
Para que o negócio se sobressaia e tenha lucro, o empresário deve seguir as regras e padrões da franqueadora. Também é importante se dedicar ao novo negócio, planejar, ter estratégias e gerir bem a empresa.
Dependendo da franquia, é possível investir de R$5 mil a 36 milhões de reais. Normalmente, o retorno da aplicação chega entre 24 a 36 meses, variando conforme o tipo de negócio estabelecido.
Desvantagens de se ter uma franquia
Nem sempre é vantajoso abrir uma franquia, veremos abaixo alguns pontos negativos:
1 – Não há discrição nas operações e estratégias da empresa.
2 – Gasto com a composição da rede.
3 – Taxas obrigatórias
4 – Subordinação ao franqueador
5 – Gestão do negócio limitada
Podemos ver que uma franquia não é garantia de sucesso. Os resultados ainda dependem do empresário que deve gerir sua empresa de forma proativa e estratégica. Há riscos inerentes a qualquer negócio, portanto, quem se compromete a abrir um franchising, deve se planejar, organizar e ser realista.
Existem empresas das mais diversas no mercado, desde um pet shop até shoppings centers. Para o investidor, é indicado que se procure uma onde se possa atuar com cautela, de olho no mercado. Em suma, com o cuidado e o trabalho necessário, é possível abrir um negócio lucrativo a longo prazo.