Uma das principais vantagens de abrir uma franquia home office, é o seu baixo custo inicial para aquisição. Mas, em muitos casos, para ser franqueado, é necessário ter um CNPJ. Assim, se o CNPJ está registrado como MEI, é possível contratar somente um funcionário. Então hoje, discutiremos sobre se a franquia em home office pode ter funcionários.
O que é uma franquia home office?
Se você quer começar seu próprio negócio, mas precisa de uma estrutura mais enxuta, as redes de franquias podem ser o caminho certo a percorrer. Afinal, este modelo permite se beneficiar da reputação de uma marca bem estabelecida.
O raciocínio por trás do trabalho em casa para uma franquia permanece o mesmo. Ao você compra uma franquia, você ganha o direito legal de vender os produtos e serviços de uma empresa sob a marca que escolheu.
No entanto, você não tem que gastar muito com os custos indiretos associados à administração de uma loja convencional. Ou seja, é possível afirmar que, você não terá que pagar por nenhum aluguel ou funcionários adicionais.
Devido ao menor investimento inicial e custos contínuos, as franquias home office estão se tornando cada vez mais populares.
Portanto, é comum exigir apenas um ambiente adequado, um telefone e, obviamente, um computador com acesso à Internet para concluir as tarefas diárias.
Normalmente, chamadas telefônicas e mensagens de texto são usadas para comunicação entre o franqueado e a marca, e também entre o franqueado e os clientes do franqueado.
Quais são as vantagens de uma franquia home office?
São muitos os benefícios de começar um negócio em casa. Dessa forma, você pode ter mais certeza de que o modelo é adequado às suas necessidades. Entre as principais vantagens de uma franquia home office tem-se:
Investimento mais barato
Par abrir uma franquia em home office, não é necessário alugar uma loja para abrir a franquia. Assim, o empresário pode fazer seu trabalho no conforto de sua casa ou em qualquer outro local com acesso à internet.
Os valores necessários para manter o negócio funcionando no dia a dia também são menores. Afinal, não é necessário investir em coisas como novos móveis de escritório ou reorganizar os móveis já existentes.
Redução no número de funcionários
As franquias em home office dispensam a necessidade de muitos funcionários em seu escritório. É comum os empreendedores conseguirem lidar com as operações do dia a dia de seus negócios em crescimento por conta própria.
Assim, os custos com salários e outras despesas diárias desses profissionais, como transporte, alimentação e benefícios, são reduzidos quando o número de funcionários é reduzido.
Padronização operacional facilitada
A regra fundamental do sistema de franquias é a padronização, a qual é especialmente fácil de manter no modelo de home office. Isso se justifica porque, há uma equipe de trabalho menor e as tarefas diárias podem ser coordenadas com menos esforço.
Tempo de inicialização rápida
Como há menos etapas envolvidas na criação e operação de uma franquia em casa, não é preciso, por exemplo, esperar a reforma do espaço ou a fiscalização do município. O empresário precisa apenas assinar o contrato de franquia, passar por treinamento e iniciar o negócio no conforto de sua própria casa.
Horário de trabalho flexível
Apesar de ter um horário de trabalho flexível, é necessário criar a expectativa de atendimento do cliente com a atividade do negócio e sua disponibilidade para ação. Assim, os proprietários conseguem conciliar a administração de sua própria empresa com um emprego formal em outro lugar.
Franquia home office pode ter funcionários?
Como dito anteriormente, os franqueados precisam abrir CNPJ para atuar, mesmo em franquias em home office. Assim, depende do enquadramento da empresa, ele poderá ter 1 ou mais funcionários.
Sendo que esta é uma das vantagens de se abrir uma franquia em home office, a redução na contratação de funcionários. A maioria das franquias neste modelo, não fazem contratação, onde o próprio franqueado, atende as rotinas de trabalho.
A contratação de funcionário em franquia home office, normalmente ocorre quando o franqueado sozinho, não dá conta de atender os clientes da unidade, assim, o funcionário pode realizar atividades administrativas, ou técnicas conforme a necessidade.
Exemplificando:
Sua franquia trabalha com marketing digital, e você pode achar necessário contratar um profissional para fazer o designer dos anúncios publicitários que a sua empresa é responsável. É uma forma de profissionalizar a entrega de seu produto para o cliente.
Entretanto, não esqueça: se houver a contratação de funcionário, este deve se deslocar até a sua casa para trabalhar, ou realizar o trabalho remotamente. Ademais, seus direitos trabalhistas devem ser respeitados na íntegra, quando da contratação.