Se você já pensou em investir em uma franquia, pode ser que já tenha pensado nos diversos modelos existentes. Assim, no artigo de hoje, falaremos sobre as vantagens e desvantagens e se é melhor ter franquia em quiosque ou em loja. Confira os prós e contras de cada uma, para entender qual delas seria a melhor opção para o seu empreendimento.
Alguns tipos de produtos e serviços podem ser oferecidos em quiosques ou lojas. Quando já se tem isso definido, é preciso pensar bem nas vantagens e desvantagens de cada uma delas. Assim, será mais fácil decidir e optar pelo modelo que for melhor. Por isso, vamos trazer aqui alguns pontos importantes a serem considerados na hora dessa decisão. Logo abaixo, veja vantagens e desvantagens de cada um desses modelos de franquia.
Alguns tipos de produtos e serviços podem ser oferecidos em quiosques ou lojas. Quando já se tem isso definido, é preciso pensar bem nas vantagens e desvantagens de cada uma delas. Assim, será mais fácil decidir e optar pelo modelo que for melhor. Por isso, vamos trazer aqui alguns pontos importantes a serem considerados na hora dessa decisão. Logo abaixo, veja vantagens e desvantagens de cada um desses modelos de franquia.
Outra grande vantagem é a fácil instalação e deslocamento, ou seja, pode-se rapidamente montar e desmontar um quiosque, bem como, mudar de localidade com muito mais facilidade e agilidade que uma loja.
Dependendo da localização, há maior visibilidade do quiosque do que da loja, tendo em vista que ficará instalado em local de grande movimentação de pessoas.
Franquia em quiosque: desvantagens
Já que consideramos algumas vantagens, também é importante considerar as desvantagens das franquias em quiosques. Assim, fica mais fácil decidir se esse é o melhor modelo ou não.
Pensando no espaço, podemos perceber que os quiosques têm uma questão bem limitada. Nesse sentido, o local para estoque é bem restrito também. Não que algumas lojas também não sejam, mas é importante entender bem o público-alvo e qual seria o movimento de vendas. Assim é mais fácil organizar um estoque mínimo necessário para manter o bom atendimento. Quando se trata de uma franquia de serviços, é possível que existam produtos para guardar enquanto os clientes fazem uso do que é oferecido em sua franquia. Portanto, é preciso atenção nesses quesitos.
Nem sempre o cliente retém sua atenção a um quiosque com a mesma facilidade que em uma loja. Por isso, é preciso investir em um quiosque bem atrativo para chamar a atenção dos clientes. Isso, em um primeiro momento, pode ser uma desvantagem em comparação com a loja.
Outro ponto importante é o prazo de contrato, que geralmente é curto. Por isso, é importante analisar atentamente se o prazo de contrato está alinhado com o prazo de retorno do investimento e, a partir daí, fazer um bom planejamento estratégico.
Loja: vantagens
Quando falamos em franquia em quiosque ou em loja, nota-se que é mais fácil reter o cliente na loja do que no quiosque, Isso porque, o consumidor entra no estabelecimento com mais facilidade. Já no quiosque, o cliente está de passagem e pode querer parar ou não. Nesse caso, precisa-se pensar estrategicamente em várias formas de chamar a atenção do público, bem como, trabalhar a retenção e caprichar na apresentação dos produtos ou serviços.
Outro item a ser considerado é a segurança. É muito comum que se opte pelo formato de loja pensando na segurança dos produtos, dos clientes e também dos funcionários. Isso porque, no Brasil, os índices de assaltos e roubos vêm subindo consideravelmente.
Como o espaço é maior, pode-se ofertar uma diversidade maior de produtos e manter um estoque sustentável para o negócio.
Loja: desvantagens
O valor do investimento inicial é consideravelmente maior e, bem provavelmente, o prazo de retorno desse investimento também será. Por isso, é importante ter em mente qual a disponibilidade de recursos para esse empreendimento e em quanto tempo espera-se pelo retorno.
Os prazos de contratos são bem mais longos, comparando com os dos quiosques. Além disso, podem deixar o empreendedor “preso” ao local por um bom tempo. Por isso, é preciso analisar com cautela e respeitar o tempo de retorno do investimento, além de escolher bem o ponto de instalação.
Entender melhor o produto ou serviço vai definir o melhor modelo: quiosque ou loja
Antes de optar por quiosque ou loja, é importante conhecer bem o produto ou serviço a ser ofertado.
Alguns produtos são notadamente melhores para o modelo de quiosques, quando se quer investir pouco, como por exemplo: sorvetes, óculos, salgados, doces, entre outros. Por isso é tão importante saber o que vai ser ofertado.
Por fim, analise bem o custo do investimento, o prazo de retorno em concordância com o contrato de uso e local do ponto. Esses são elementos para se dar uma atenção importante na hora de optar por uma franquia em quiosque ou em loja.
Sendo assim, o planejamento sem dúvidas irá responder qual a melhor opção dentro das vantagens e desvantagens que colocamos acima. Por isso, não deixe de fazer um bom planejamento antes de decidir o melhor caminho para seu empreendimento.