Você conhece a rede de supermercados DIA? Qual é o motivo de tanto sucesso? Invista para ter o seu próprio supermercado. Por isso que hoje, nós vamos indicar tudo sobre a franquia DIA, para que você coloque em suas opções de investimento.
Supermercado DIA: história e posicionamento no mercado
O primeiro supermercado DIA (Distribuidora Internacional de Alimentos) foi criado em 1979, na cidade de Madrid, na Espanha. A franquia existe em 4 países diferentes: Brasil, Argentina, Espanha e Portugal, possuindo ao todo mais de 6.100 lojas, e 3.500 unidades franqueadas.
Possui mais de 43 centros de distribuição em todo o mundo, totalizando mais de 700 mil m2.
Somente no Brasil, presente desde 2001, existem mais de 1.000 unidades nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia e está em expansão. É líder de vendas no segmento de marca própria de supermercados, atendendo mais de 10 milhões de clientes por mês em suas unidades.
Como fazer para ter uma unidade franqueada DIA?
Para ter uma unidade DIA, é preciso que o franqueado escolha um dos 7 modelos de negócio oferecidos pela franqueadora. Saiba que este investimento é muito lucrativo para quem souber administrar.
Franquia Tradicional
Esta franquia oferece 2 formatos para a escolha do franqueado:
- Troca de Bandeira: é quando o franqueado já possui um supermercado, e quer fazer parte da franquia. Assim, deverá investir entre R$ 100 mil e R$ 300 mil;
- Não existe ainda o local da unidade franqueada: há a necessidade de construir um local com área mínima de 250 m2. Assim, o investimento nesse formato fica entre R$ 1.2 milhão e R$ 2 milhões.
Conversão em Loja Própria
Neste formato, a franqueadora oferece ao franqueado, o gerenciamento de uma unidade franqueada de médio ou grande porte. Assim, o investimento inicial fica entre R$ 700 mil e R$ 800 mil.
Master Franquia
Neste formato, você irá subfranquear supermercados DIA. Este investimento é para investidores e empresários, uma vez que precisa conhecer profundamente o mercado e possuir dinheiro para investir.
É uma forma de se tornar parceiro da franqueadora, e ficará em posição mais próxima dos administradores, e assim, participa do planejamento e da organização voltado para o funcionamento da franquia.
Assim, é preciso desembolsar entre R$ 15 e 40 milhões, com estimativa de investimento em 6 anos.
Venda Mercantil
O franqueado atuará como distribuidor dos produtos próprios da franqueadora, além de poder possuir uma franquia no formato Minipreço. Para ser um distribuidor, não precisa de investimento e os custos são reduzidos.
Novo Empreendedor
Neste caso, o franqueado irá gerenciar uma unidade franqueada já aberta, e terá todo o apoio da franquia DIA, realizando treinamentos com colaboradores utilizando o suporte da franqueadora.
Assim, você irá precisar realizar investimento inicial de R$ 14 mil e precisa ter experiência no mercado, disponibilidade integral para o negócio e controlar o estoque.
Concessão DIA
O franqueado estabelece uma parceria com uma franqueadora, em que é possível trabalhar no modelo store in store, dentro de farmácias, quiosques, estacionamentos, entre outros locais.
A franqueadora não informa valores para estabelecer as parcerias.
Minipreço
O franqueado atua como revendedor dos produtos do supermercado DIA, inclusive aqueles produzidos pela própria marca da franquia. Assim, a partir da efetivação do contrato, ele recebe o jornal semanal de ofertas da franqueadora, além de receber o atendimento a cada 15 dias dos vendedores.
Assim, é preciso ter um local de venda em funcionamento, além de uma renda mensal de R$ 150 mil. Além disso, o seu espaço deve estar no mínimo, a uma distância de 1,5 km de qualquer estabelecimento da franquia DIA.
Mas, será que vale a pena investir em um supermercado DIA?
Investir em um supermercado dia, é uma grande opção de mercado, uma vez que pela diversidade de opções existentes de formatos de negócio, é possível atender à maioria dos franqueados.
Além disso, possui um suporte qualificado para ajudar os franqueados em todas as operações da unidade, principalmente na melhoria da gestão, e na rapidez de entrega dos produtos.
Saiba que neste setor sempre haverá concorrência, mas o setor de alimentação, é um dos que mais se desenvolve neste país.
Por isso, siga as indicações e sugestões da franqueadora, e saiba que, se não valesse a pena, não haveria tantas unidades franqueadas em todo o mundo.
Agora que você já conhece sobre a história da franquia DIA e como o supermercado opera em suas diversas unidades, que tal avaliar a possibilidade de abrir a sua própria?
Certamente é uma opção interessante para a comunidade onde você vive, pois irá facilitar a vida das pessoas com produtos próximos e um negócio já consolidado há muitos anos!
Boa sorte nessa jornada!