O ramo de franquias está em alta no mercado financeiro e constitui um alvo importante de muitos investidores experientes. Desse modo, o setor de alimentação, é aquele que mais cresce e que possui o maior número de unidades distribuídas pelo mundo. Além disso, é o segundo nicho mais internacionalizado dentre os outros. Então, as franquias de sorvete estão inclusas nesse segmento. Aliás, é uma área que, segundo a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), possui um faturamento de 13 bilhões por ano.
O mais interessante é que 92% dos estabelecimentos que vendem o produto são formados por pequenos empresários. Sendo assim, esse fato evidencia uma abertura para investidores que possuem um poder aquisitivo um pouco menor, com boas perspectivas de lucro para essa opção refrescante.
Vantagens e desafios de ter uma franquia de sorvete
De acordo com a ABIS, o brasileiro comum consome, em média, 5,5 litros de sorvete por ano, podendo aumentar ainda mais quando as estações estão mais quentes que o normal. Com isso, o retorno financeiro é garantido. Ainda mais, com as opções de delivery que estão ganhando espaço no mercado por conta dos resquícios do isolamento social.
Além do mais, um ponto importante a considerar é a influência da sazonalidade na venda desses produtos. Então, as franquias de sorvete dependem do clima para manter um rendimento estável, exigindo um planejamento mais minucioso por parte do empreendedor. Por isso, o mais recomendado por especialistas é que a unidade não seja restrita à venda de sorvetes. Mas, que haja produtos alternativos ou uma adequação sazonal dessas mercadorias. Ainda, é possível criar promoções ou inserir novidades no período de inverno na tentativa de manter essa opção refrescante.
Franquias de sorvete que você deve conhecer
Agora, conheça empresas desse nicho que, com certeza, vale a pena investir. Portanto, saiba mais informações sobre essas franquias de sorvete, agora mesmo.
Chiquinho Sorvetes
É uma marca fundada na década de 80 e franqueada apenas em 2010. Com o histórico de vendas, de expansão territorial e de fidelização de clientes, a Chiquinho já se mostra muito bem consolidada no mercado de franchising brasileiro. Pois, tem 450 unidades presentes em quase todos os estados do país. Com isso, os modelos de implantação vão variáveis e podem incluir: loja tradicional, loja shopping, loja básica e quiosque, cada um com as suas peculiaridades. Portanto, é um grande diferencial dentre as principais franquias de sorvete do território nacional.
Geralmente, os valores que rodeiam o contrato sofrem alterações de acordo com o modelo de loja, mas, em geral, a configuração é padronizada na seguinte forma. O investimento inicial médio é de 380 mil reais, o faturamento mensal é de 50 mil reais. Por fim, o prazo de retorno costuma variar entre 24 e 36 meses.
Icemellow
É uma franquia que atua no mercado há mais de 20 anos e que é especializada nas mais diversas opções de sorvetes. Assim, a originalidade dos seus produtos e o amplo mix de sabores faz com que essa franquia de sorvete seja renomada e tenha uma boa competitividade no mercado. Além disso, o seu estoque costuma ser reduzido para manter exclusividade de algumas inovações. Desse modo, procura aumentar a busca de suas mercadorias, principalmente em períodos frios do ano.
Uma das maiores vantagens para o franqueado é a facilidade de gestão, pois a unidade não requer um alto grau de habilidade para realizar essa função. Além do mais, os modelos disponíveis são: quiosque smart, quiosque e loja. A Icemellow, nesse contexto, exige um investimento inicial mínimo de 46 mil, podendo variar até 240 mil reais. Enquanto, o seu faturamento médio mensal gira em torno de 45 mil reais e o seu prazo de retorno costuma ser entre 24 e 36 meses. Em resumo, evidencia um ótimo alvo para investir e lucrar.
Amor em Pedaços
É uma franquia de sorvete também antiga e que se expandiu rapidamente após se inserir no ramo de franchising no Brasil. Logo, em seguida, a marca já iniciou a abertura de inúmeras unidades pelo país e hoje conta com mais de 150 lojas presentes pelos estados brasileiros. Sendo assim, os seus produtos são de produção exclusiva da fábrica da empresa, esta localizada na cidade de Cotia, no estado de São Paulo.
Em relação aos dados do empreendimento, temos o investimento inicial mínimo variando entre 280 mil e 460 mil reais, o faturamento médio oscilando entre 60 mil e 90 mil reais e o prazo de retorno fixado no intervalo de 36 a 48 meses.