Uma franquia contábil é um empreendimento em um nicho específico, em que o empreendedor precisa ter conhecimento sobre os fatos contábeis e como realizar a contabilidade para pessoas físicas e jurídicas. Por isso que hoje, nós vamos informar para que você conheça uma franquia contábil e veja se vale a pena.
Quais são as características específicas de uma franquia contábil?
Uma franquia contábil faz parte de um nicho específico e, portanto, exige do franqueado algumas características próprias. Assim, a franqueadora oferecerá ao profissional da contabilidade a possibilidade de abrir um negócio que tenha maior suporte, e que não comece do zero. Como por exemplo:
- Possibilidade de compartilhar a marca;
- Auxílio na prospecção de clientes;
- Realização conjunta dos serviços prestados;
- Suporte e consultoria técnica;
- Apoio tecnológico e de know how;
- Co-marketing.
Quais os serviços que a franquia contábil pode oferecer aos clientes?
Ao ser um franqueado, você tem a possibilidade de oferecer aos seus clientes os seguintes serviços:
- Prestação de serviço de contabilidade;
- Possibilidade de serviço tributário e de escrituração fiscal;
- Oferta de serviços em folhas de pagamentos.
Estes são os serviços mais comuns, mas existem franqueadoras que possibilitam ofertar outros serviços mais especializados como:
- Balanço Patrimonial Financeiro;
- Recuperação de impostos;
- Ações de consultoria de gestão;
- Elaboração de Planos de Negócios;
- Contabilidade digital.
Em uma unidade franqueada contábil, de quem são os clientes?
Existem duas situações que podem ocorrer numa franquia contábil:
1ª. Franquia tradicional: os clientes são do franqueado que, por possuir CNPJ, faz a formalização dos contratos com o público diretamente. O franqueador faz um contrato com o franqueado e, assim, dá todo o suporte para a realização dos serviços.
Sabendo disso, o franqueado faz o pagamento de royalties para a franqueadora.
2ª. Franquia por credenciamento de contadores em redes de contabilidade: o franqueado, credenciado na rede, realiza o trabalho de captação de clientes para a franqueadora.
Dessa forma, a empresa é que estabelece o contrato com o interessado e realiza os trabalhos de contabilidade.
Assim, a franqueadora faz o pagamento de uma remuneração para o franqueado tendo em vista os clientes trazidos por ele.
Se já possui um escritório de contabilidade, pode se tornar franqueado?
Sim! Normalmente os escritórios de contabilidade se tornam unidades franqueadas quando passam pelas seguintes situações:
- Possui dificuldades em prospectar clientes;
- Apresenta baixa produtividade;
- Possui alto custo operacional;
- Apresenta dificuldades na implementação de novas tecnologias;
- Apresenta deficiências de conhecimento na equipe;
- Ocorrência de perda de clientes para concorrência;
- Não possui serviços novos para apresentar aos clientes.
A saber, para transformar o escritório de contabilidade em uma unidade de franquia, é preciso que você tenha claro que terá que seguir os processos estabelecidos pela franqueadora.
Quais são os modelos de franquias contábeis existentes no mercado?
No mercado de franquia contábil, existem basicamente 4 modelos de negócio:
Franquia Tradicional
É o modelo em que a franqueadora oferece ao franqueado: direitos sobre a marca, faz treinamento e direciona as formas de remuneração direta e indireta, além das regras de relação entre ambos.
Sendo assim, cabe ao franqueado utilizar os sistemas operacionais, os processos da franqueadora e realizar os serviços.
Microfranquia
É a maneira mais rápida de obter o retorno do investimento, pois não possui necessidade de espaço físico (home office) e tem menor custo operacional.
Nano franquias
De baixo investimento, onde o trabalho é realizado de maneira home office, não necessitando de colaboradores e nem de espaço físico próprio. Possui investimento inicial de até R$ 25 mil.
Os serviços são realizados de maneira conjunta entre franqueadora e franqueado.
Credenciamento de contadores
O franqueado faz a captação de clientes para uma rede de contabilidade. É uma maneira de atuar como representante comercial. Assim, pode se utilizar: da marca, auxiliar na captação de clientes, possuir apoio de consultoria técnica e co-marketing.
Considerando os 4 modelos de franquias, as mais tradicionais e as microfranquias não oferecem a realização conjunta das atividades. E, no caso das nano franquias e do credenciamento de contadores, não há a oferta de treinamento, nem transferência de tecnologia e expertise.
Assim, vale agora estabelecer o que realmente a sua empresa necessita, para escolher o modelo de franquia que é necessária para as suas atuações enquanto contador.
Por fim, defina realmente como você quer trabalhar e faça a sua opção da forma mais clara possível. Depois de escolher o modelo de franquia, comece a buscar por empresas contábeis que ofereçam este modelo, para estudar e ver qual que atende melhor às suas necessidades!
Com tudo que você leu e recebeu de informação no post de hoje, esperamos que possa servir para que sua busca por franquia contábil seja facilitada!