Fortaleza (CE) abrirá concurso na área de Saúde

Prefeito do município comentou sobre o assunto.

Recentemente, o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou o lançamento de um novo concurso para a área de Saúde Mental.

Assim, de acordo com ele, o processo seletivo já conta com a aprovação da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). Espera-se, portanto, que a publicação do edital oficial ocorra durante o segundo semestre deste ano de 2022. 

O anúncio do novo certame ocorreu durante o evento de posse de 50 novos servidores que exercerão suas funções na Rede de Atenção Psicossocial.

Desse modo, durante o encontro, houve a posse de 33 enfermeiros, 07 psicólogos, 06 assistentes sociais e 04 terapeutas ocupacionais. 

“Estou muito feliz em empossar estes novos servidores para a RAPS. São 50 profissionais de nível superior não médicos e mais oito ainda serão convocados. A preocupação com a saúde mental é um dos meus compromissos como médico e prefeito, e é também uma das prioridades da nossa gestão”, comentou o prefeito.

Veja também: UFC divulga Concurso público para Professor do Magistério Superior

Além disso, o chefe de executivo municipal também falou sobre a próxima seleção.

Quais serão as vagas para o próximo certame?

De acordo com informações do governo de Fortaleza, o concurso deverá contar com 15 vagas ao todo.

Isto é, sendo 14 para médicos psiquiatras e 01 para o cargo de neurologista pediátrico. Assim, são ambos cargos que exigem nível superior e especialização para as vagas. Contudo, até o momento os salários ainda não foram divulgados. 

“Temos nos preocupado bastante com a saúde mental, principalmente por conta do aumento nos índices de ansiedade, síndrome do pânico, depressão e outros males. Neste sentido, iremos realizar um concurso para médicos que atuarão na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial)”, relatou o prefeito José Sarto.

Dessa forma, os profissionais da área já podem começar a se preparar para o futuro concurso. Com a publicação do edital será possível confirmar todas estas informações, além de entender melhor como será o certame.

Fortaleza também conta com concurso da Educação

Durante o mês de junho, a Prefeitura de Fortaleza realizou o lançamento de um concurso para o preenchimento de 2 mil vagas da Secretaria de Educação.

Deste número, então, 944 vagas são a professores de diversas áreas de conhecimento, da seguinte forma: 

  • Ciências; 
  • Língua Portuguesa; 
  • Educação Física; 
  • Geografia; 
  • História; 
  • Língua Portuguesa/Literatura; 
  • Matemática; 
  • Ensino Religioso.

O cargo exige Licenciatura Plena na área, tendo como vencimento inicial a quantia de R$ 4.383,82.

Já as outras 1.056 vagas restantes serão para o cargo e pedagogo, que possui como requisito os seguintes critérios: Licenciatura plena em Pedagogia, em Regime Regular ou Especial, ou Formação de Professores do Ensino Fundamental (1ª à 4ª Séries).

As inscrições para o concurso, então, ficaram abertas até o dia 10 de julho. Os candidatos passaram por três etapas seletivas, sendo elas prova objetiva, prova didática e prova de títulos.

Primeiramente, o exame objetivo para o cargo de professor ocorreu no último dia 07 de agosto. No entanto, para as vagas de pedagogos, a etapa será no dia 14 de agosto, próximo domingo.

Por meio do processo avaliativo os candidatos devem responder 60 questões sobre assuntos que constam no edital do certame.

Veja também: Rio Branco (AC) abre 86 vagas em concurso na área da educação

De acordo com a Secretaria de Educação, os profissionais com aprovação no concurso público já deverão ser incorporados ao quadro de docentes da Rede Municipal a partir do próximo ano letivo.

Prefeito de Fortaleza esteve presente na prova

Durante o último domingo, 07 de agosto, o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, acompanhou a aplicação da prova ao cargo de professor da Rede Municipal na Escola Municipal de Tempo Integral Maria Odete Colares, em Massejana.

Assim, junto da secretária de Educação, Dalila Saldanha, e da presidente do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) Débora Marques, Sarto acompanhou o processo de aplicação da etapa seletiva e também conversou com alguns candidatos.

Veja também: SEAD e FUNDASE – RN encerra inscrições de Concurso público

“Essa era uma demanda, de muito tempo, dos professores e da Rede Pública. Este concurso com 2 mil vagas é o maior dos últimos 28 anos. Vim para acompanhar a situação do local de prova, desejar boa sorte e tranquilidade para todos. Conversei com alguns candidatos e estão bem afiados. Toda a equipe da Prefeitura está aqui para dar tranquilidade aos candidatos, para que percebam que é um concurso sério e será aprovado quem tiver as condições, quem se preparou durante tanto tempo, já que anunciamos a realização do concurso desde que tive o privilégio de ganhar a eleição”, ressaltou o prefeito.

Banca examinadora comenta sobre provas

Questionada sobre o andamento do certame de Fortaleza, Débora Marques, presidente do Imparh, detalhou a atuação do instituto, que foi responsável pela realização do certame.

De acordo com ela, então, o Imparth já possui uma equipe com expertise na realização de concursos e este já havia se programa com antecedência para a realização do evento.

“Hoje estamos com 38 coordenações nos locais de prova, veículos de apoio e outros dois carros com médicos para qualquer emergência. Foram dois meses de trabalho. As provas foram impressas e resguardadas em malotes. A gente tem todo um trabalho buscando a segurança”, destacou Débora.

Ao todo, o Imparh registrou 31.564 inscrições.

Deste número, então, 14.381 candidatos realizaram a prova no último domingo onde concorriam às 944 vagas para docentes das seguintes áreas específicas (Ciências, Língua Portuguesa, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Ensino Religioso e Artes).

Já no próximo dia 14 de agosto acontece a aplicação do exame objetivo para os 17.183 candidatos inscritos para as 1056 vagas para o cargo de pedagogo.

Além da etapa objetiva, o certame ainda deverá contar com mais duas etapas, ou seja, de prova prática de didática (aula ministrada pelo candidato aprovado na prova objetiva) e entrega de títulos, com comprovação profissional.

Segundo a atual secretária da Educação, Dalila Saldanha, os profissionais aprovados no concurso público já devem ser incorporados ao quadro de servidores públicos do município a partir do ano de 2023.

“Este concurso é extremamente aguardado. São mais de 31 mil candidatos inscritos para preenchimento de vagas imediatas, já que nossa intenção é convocar os aprovados logo após a homologação do resultado para que a gente inicie o ano de 2023 já empossando os novos profissionais da Rede Municipal”, comentou a secretária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.