Existem diversas formas de combater o estresse, porém, sabemos que nem todas elas têm funcionado para todo mundo. Por isso, selecionamos algumas ações que tendem a contribuir para o aumento da qualidade de vida e do bem-estar, considerando, inclusive, o acompanhamento profissional. Saiba mais lendo este texto até o fim!
Formas de combater o estresse
É importante termos em mente que cada pessoa vive o seu momento de estresse de um modo único. Por isso, não existe método infalível que irá “arrancar” o estresse da sua vida. Dessa maneira, além de investir em hábitos saudáveis, como alguns dos que citamos abaixo, é imprescindível conversar com um profissional da saúde mental quando você percebe que algo não está indo muito bem – e que a sua saúde tem se abalado por isso.
Vejamos as nossas considerações de hoje:
1. Praticar exercícios físicos
A prática de exercícios físicos promove sensações de bem-estar e prazer e, por isso, é uma das formas de combater o estresse. Você pode fazer atividades mais simples, não precisa começar a rotina implementando ações como se fosse um “atleta profissional”. Às vezes, uma caminhada de 20 minutos já pode começar a mudar a sua maneira de enxergar a rotina. Pense nisso!
Lembre-se também de buscar o apoio de um educador físico caso queira implementar exercícios mais intensos e de forma mais profunda no seu cotidiano, ok?
2. Cuidar melhor do descanso
Cuide melhor da forma como você lida com o seu descanso. Lembre-se de que descansar não é luxo, é direito e autocuidado. Sem o descanso adequado, nossa mente e o nosso corpo podem começar a sofrer impactos que, mais tarde, nos forçarão a fazer uma “pausa” ainda maior.
Não pague com a sua saúde. Foque em descansar adequadamente, respeitando os seus limites e aprendendo a se posicionar quando algo começa a sobrecarregar a sua rotina.
3. Fazer pausas
As pausas, assim como o descanso à noite, é uma das formas de combater o estresse. Quando pausamos, nosso corpo e nosso cérebro têm a chance de receber menos estímulos consecutivos de estresse. Isso auxilia a dar aquela “descansada” e “esfriada” na mente, que podem, inclusive, nos ajudar a encontrar melhores soluções mais tarde.
4. Buscar psicoterapia
A psicoterapia também é uma forte aliada na hora de encontrar formas de combater o estresse. Por meio dela é possível conversar com o psicólogo sobre as crises de estresse, seus gatilhos, suas consequências e ações que contribuem para o desenvolvimento da inteligência emocional.
Por isso, cogitar essa possibilidade pode ser uma excelente alternativa. Pense nisso!
5. Praticar hobbies
Praticar hobbies ajuda a reduzir o estresse pois promove sensações de bem-estar e contribui para a distração da mente. Focamos, durante a atividade, naquilo que nos proporciona sensações boas e traz tranquilidade. Por isso, investir em práticas nesse sentido pode ser uma das excelentes formas de combater o estresse. Pense nessa possibilidade e encontre um hobby que faça sentido para você!