A formalidade tradicional confronta a era digital
Muitas empresas antigamente funcionavam de uma maneira formal, respondendo ao cliente. Pois, era um comportamento aceitável no mercado da época. Porém, a era digital mudou a percepção de gestão de uma empresa. Uma vez que é necessário que a empresa entregue valores aos seus clientes, bem como qualidade.
No entanto, não exatamente as entregas de valores diz respeito a formalidade. Muito pelo contrário, conforme podemos entender pelo sucesso das startups, essa entrega pode acontecer de forma dinâmica, disruptiva e atual.
Perfil atual e as exigências do mercado
O cliente atual possui um perfil mais aberto, que dispensa formalidades. Porém, por outro lado, se trata de um cliente muito mais exigente. Haja vista, que a própria internet estimula essa exigência.
Bem como, o cliente atual pede ações dinâmicas sobre a concorrência para qualquer segmento. Por isso, a preocupação das empresas na atualidade deve ser atender aos clientes de forma dinâmica e direcionada. Não sobre uma tratativa que muitas vezes não corresponde ao seu público-alvo.
Formalidade X lucratividade?
Haja vista que anteriormente a era digital não se estudava o público-alvo de forma aprofundada como fazemos hoje. No entanto, ainda assim a formalidade era algo valorizado no mercado.
Porém, o comportamento do cliente mudou o mercado. Ao passo que as empresas perderam uma formalidade para ganhar lucratividade.
Na atualidade, o mercado pede cada vez mais por escalabilidade e atualização digital. Sendo assim, é necessário que a empresa tenha produtos atualizados, serviços dinâmicos, sites responsivos, dentre outros fatores. Ao passo que o formalismo não é tão importante quanto a aderência da empresa as novidades e ao comportamento de compra do cliente.