O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou nesta sexta-feira, dia 27 de maio, no Diário Oficial da União, uma portaria que prorroga o prazo de renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2022.
A prorrogação estende até o dia 30 de junho o prazo para a renovação de contratos simplificados e não simplificados.
Além disso, a Portaria 312/22 amplia também o prazo para realizar a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para solicitar dilatação de prazo para utilizar o financiamento.
De acordo com a portaria, a prorrogação feita pelo FNDE vale para contratos do Fies assinados até dezembro de 2017. Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm cronograma definido pela Caixa.
Sobre o Fies
O Fies é um programa do governo federal que oferta o financiamento de cursos de ensino superior da rede privada. Para obter o financiamento, é preciso ter feito alguma edição do Enem entre 2010 e 2021. No entanto, os estudantes precisam obter a nota mínima exigida de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na prova de redação.
Além disso, há ainda os critérios de renda familiar mensal bruta. Atualmente, há duas categorias de financiamento. A primeira categoria tem vagas com juro zero para os estudantes que têm renda mensal familiar de um a três salários mínimos, enquanto a segunda, a P-Fies, conta com juros variáveis e visa atender a estudantes com renda mensal de até cinco salários mínimos.
Com informações da Agência Brasil.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Inep abre o período de inscrição para o Encceja 2022; saiba mais informações.