É importante para uma empresa no mercado atual que direciona as ações de Recursos Humanos de acordo com o porte da empresa e sua cultura. Dessa forma, a empresa viabiliza a gestão de pessoas e se mantém atualizada quanto as necessidades do mercado atual.
As divisões referentes as tarefas da áreas de Recursos Humanos podem ser direcionadas de acordo com o tamanho de cada empresa. Por isso, as subdivisões RH são feitas de acordo com que é melhor para o controle interno.
No entanto, em muitas empresas essas divisões são feitas basicamente entre a gestão de pessoas, departamento pessoal e planejamentos específicos, como cargos e salários e gestão de carreira.
Além disso, há empresas que possuem uma área específicas de desenvolvimento de pessoas, na qual se abrangem os treinamentos. No entanto, todas as atividades podem ser adaptadas de acordo com o porte e orçamento da empresa.
Todavia, é importante a empresa direcione sua atenção para essa demanda, haja vista que é uma forma de amparar o seu próprio crescimento.
Além disso, a gestão de pessoas também pode viabilizar outras melhorias, por exemplo, implementar um sistema que otimize os processos internos, diminuindo as etapas de processos e otimizando o trabalho da equipe na operação e na área de vendas.
Por isso, cada processo deve ser analisado de acordo com a necessidade da empresa. Além disso, há empresas que terceirizam a área de departamento pessoal para uma contabilidade ou uma empresa que trabalha com folha de pagamentos, geralmente, empresas especialistas em software, como a ADP, por exemplo.
Bem como, há empresas que contratam consultorias para criar programas específicos no que tange a gestão de pessoas, visto que muitas empresas não possuem uma infraestrutura para que tenha essas áreas internamente. No entanto, ainda que haja a terceirização de serviços é importante ter um profissional qualificado para acompanhar o andamento dos projetos.
Os treinamentos podem ser feitos de forma periódica, ou ainda, direcionados para uma fonte específica. Por exemplo, ao implementar um sistema operacional, uma empresa pode elaborar treinamentos para ensinar a todos, ao mesmo tempo, sobre a necessidade operacional, alinhando processos e procedimentos.
No entanto, há treinamentos que podem ser feitos apenas para quebrar a barreira de comunicação interna e melhorar os fluxos entre as áreas.
Por isso, é importante que a empresa mapeie as suas necessidades e direciona suas ações de Recursos Humanos conforme a análise interna, de modo que valorize seu capital humano e retenha talentos.
Dessa forma, a empresa não direciona seu próprio crescimento estrategicamente, atendendo a demanda interna. Todavia, esse reflexo retorna para o cliente de forma intangível nas entregas que a empresa faz e na cordialidade com que o cliente é atendido em seus contatos, sendo assim, a gestão de Recursos Humanos sugere um fluxo positivo para todos os envolvidos.