Um dos termos mais citados quando o assunto é empreendedorismo é o fluxo de caixa, visto que poucas pessoas entendem a sua importância na gestão da sua empresa, pois normalmente estão mais focadas nas vendas, já que visam o faturamento como prioridade.
Sendo assim, o fluxo de caixa é uma importante ferramenta usada na administração financeira, além de ser uma das demonstrações contábeis obrigatórias.
A estrutura desse fluxo consiste em mensurar e provisionar todas as entradas, ou seja, o montante auferido com as vendas e os valores referentes aos custos e despesas. Por exemplo, revendas de mercadorias e pagamentos aos fornecedores, funcionários e despesas de consumo (energia elétrica, água, telefone, dentre outras).
Desse modo, o fluxo de caixa, permite que o empreendedor tenha uma clara visão dos fluxos financeiros de entrada e saída de seu caixa.
Com essas informações é possível não só analisar o cenário atual, bem como, projetar o cenário futuro, ou seja, além de analisar as receitas, custos e despesas atuais, é possível mensurar as receitas, custos e despesas futuras.
Assim sendo, essa ferramenta é parte integrante e de extrema importância no planejamento estratégico o seu negócio.
Não menospreze a importância dessa ferramenta, pois vai muito de sua obrigatoriedade, é sua aliada tanto na manutenção da saúde financeira do seu negócio, quanto para seu crescimento.