Flexibilidade mental: O que é? Como desenvolver?
A flexibilidade mental pode ser muito benéfica para a nossa vida pessoal e profissional. Isso porque, através dela, nós podemos abrir a nossa mente e expandir a nossa forma de enxergar o mundo e a vida.
Por isso, preparamos este conteúdo com mais detalhes sobre esse incrível tema. Continue com a gente até o fim e saiba mais!
O que é flexibilidade mental?
A flexibilidade mental consiste na capacidade de mudarmos de ideia à medida que aprendemos coisas novas e percebemos caminhos mais promissores em determinadas situações.
Também diz respeito a nossa capacidade de aprender algo novo, para que possamos substituir o método “velho” pela novidade, explorando novos horizontes.
Quais os benefícios da flexibilidade mental?
Com a flexibilidade mental nós podemos usufruir de uma série de benefícios. Conheça alguns deles:
- Otimização de tarefas e demandas, a partir do momento em que compreendemos caminhos mais simples para executar as atividades.
- Expansão do conhecimento.
- Desenvolvimento do senso crítico.
- Aprendizagem de novas visões sobre o mundo.
- Melhora nos relacionamentos interpessoais.
- Entre muitos outros benefícios.
Como desenvolver?
Entendida as vantagens e o conceito da flexibilidade mental, vem uma nova dúvida: Mas como desenvolver? Quais passos dar para conseguir ser uma pessoa mais flexível mentalmente?
A verdade é que, para isso, precisamos passar por um processo de desenvolvimento. Apenas dessa maneira é que se tornará viável a implementação dessa habilidade em nossas vidas.
Veja algumas dicas que podem ajudar:
1. Fuja da preguiça de se ancorar à primeira ideia que vem à mente
Sabe quando estamos pensando em novas estratégias e caminhos para uma determinada tarefa? Pois é… Ao invés de se ancorar apenas na primeira ideia que lhe vem à mente, deixe os seus pensamentos irem mais longe.
Não fique apenas se prendendo em respostas óbvias que o seu cérebro tende a dar. Mas sim, tente racionar mais e “cavar” mais profundamente nos seus pensamentos.
Isso tudo vai lhe ajudar a encontrar respostas cada vez mais criativas e interessantes. Consequentemente, irá estimular a sua capacidade de flexibilidade mental.
2. Aprenda a escutar outros pontos de vista
Conversar com outras pessoas e aprender a escutar outros pontos de vista também é um bom caminho. Afinal, dessa maneira você conseguirá enxergar a vida com outros olhos, e perceberá novos caminhos e nuances para o que você deseja alcançar.
E ainda, dessa maneira você deixa de ser uma pessoa de “mente fechada”, e passa a enxergar a possibilidade de outras vivências diferentes da sua.
3. Experimente novas situações e formas de executar tarefas
Viva novas experiências sempre que for possível. Além disso, tente testar métodos que possam ajudar você na hora de expandir a sua mente e os seus conhecimentos.
Assim, ao invés de se ancorar apenas no piloto automático, você estará trabalhando o desenvolvimento do seu cérebro e a sua saúde mental. Consequentemente, a flexibilidade mental estará entrando em cena e, assim, você passará a perceber todos os benefícios que ela propõe para a sua vida.
Descubra-se!