O Governo Federal avalia a possibilidade de criar um novo cartão do INSS. A ideia é que o dispositivo unifique todos os benefícios previdenciários dos segurados em um mesmo local. Na avaliação do Ministério da Previdência, este movimento poderá ajudar a impedir que fraudes aconteçam com aposentados.
A ideia foi explanada pelo secretário-executivo do Ministério da Previdência, Wolney Queiroz. Em entrevista concedida na última quarta-feira (1º de março), o secretário afirmou que o sistema do cartão poderá ajudar os aposentados a conseguirem descontos em alguns contextos da sociedade, mas evitou dar um prazo para a entrega.
“Temos o desafio de implantar o cartão do beneficiário, que vai unificar todos os beneficiários do Ministério da Previdência e do INSS para que eles tenham uma identificação nacional”, disse o secretário-executivo do Ministério. Na oportunidade, ele revelou ainda que o dispositivo poderia ser usado também com outras finalidades
“O que vai ser uma coisa muito boa (a distribuição dos novos cartões para o segurados), porque depois será usado como cartão de benefício de descontos em Uber, táxi, passagens aéreas. Os aposentados e pensionistas terão essa possibilidade”, completou Wolney Queiroz.
Embora não tenha dado estimativas sobre gastos, é preciso lembrar que a entrega de novos cartões para segurados do INSS pressupõe mais uma despesa pública. Afinal de contas, o Governo Federal precisará gastar com a produção dos dispositivos e também com toda a logística de entrega das peças para os cidadãos.
Redução da fila do INSS
De todo modo, o grande desafio do novo governo em relação ao INSS não parece ser mesmo a entrega dos cartões, e sim a redução da fila de espera por benefícios. Com cartão ou não, o fato é que milhares de pessoas ainda estão esperando respostas para suas solicitações.
“O Ministério é gigante. Só na folha de pagamento são 37, 858 milhões de indivíduos que recebem algum tipo de benefício do INSS. Há uma fila de represamento de atendimento em torno de 6 milhões de pessoas. O presidente Lula disse, em seu discurso de posse, ser um compromisso do governo zerar essa fila”, disse Queiroz.
“Agilizando esse atendimento, vamos contribuir muito para que haja um clima melhor com relação ao INSS e o Ministério da Previdência. Nossa equipe tem uma missão constituída por um tripé – atendimento humano, célere e justo. Se a gente conseguir, será dado um grande passo para o Brasil avançar nas questões previdenciárias.”
Os primeiros dados relacionados ao INSS neste ano de 2023, mostram que a fila de espera para o recebimento de benefícios do Instituto voltou a crescer. O Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) vem dizendo que fará parcerias com estados e municípios para poder resolver o problema até o final deste ano.
Proposta “audaciosa”
Queiroz revelou que está elaborando uma “proposta audaciosa” para conseguir zerar a fila de espera do INSS.
“A gente está elaborando uma proposta audaciosa. Quase 60 dias, temos trabalhando todos os dias em reuniões e estudos, aprofundando essa questão e tem a parte emergencial, que é a parte dos mutirões que teremos que fazer.”
“A outra, entender como funciona isso e informatizar mais. Outra parte é remunerar melhor com produtividade os peritos-médicos e fazer com que os peritos gastem menos tempo fazendo trabalhos burocráticos.”