Trabalhadores que atuam com a carteira assinada em empresas privadas nascidos em março e abril já podem sacar o PIS referente ao ano-base 2021. O pagamento do abono salarial começou no mês de fevereiro e está ocorrendo de forma gradual.
Além da possibilidade de resgatar os valores nas agências da Caixa Econômica Federal, os beneficiários também podem utilizar o Caixa Tem para movimentar o dinheiro. Lembrando que o PASEP é pago aos servidores públicos pelo Banco do Brasil.
Entretanto, muitas pessoas estão criticando o aplicativo por não estarem conseguindo sacar os valores. De acordo com os relatos, o app está pedindo atualização cadastral e que, sem isso, não é possível resgatar o benefício.
Quem vai receber o PIS?
Para receber o abono salarial PIS/PASEP este ano, o trabalhador precisa se enquadrar em alguns critérios. São eles:
- Estar inscrito no sistema PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter exercido atividade de trabalho formal (carteira assinada) por pelo menos 30 dias em 2021;
- Ter recebido salário mensal de dois salários mínimos ou menos em 2021;
- Ter os seus dados enviados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou e-Social.
Qual o valor do PIS?
O valor da parcela do PIS/PASEP depende do tempo trabalhado com a carteira assinada no ano de apuração. Desse modo, quanto mais tempo trabalhado dentre os 12 meses do ano, maior será o valor do benefício. Veja as proporções:
- 1 mês trabalhado – R$ 108,50;
- 2 meses trabalhados – R$ 217,00;
- 3 meses trabalhados – R$ 325,50;
- 4 meses trabalhados – R$ 434,00;
- 5 meses trabalhados – R$ 542,50;
- 6 meses trabalhados – R$ 651,00;
- 7 meses trabalhados – R$ 759,50;
- 8 meses trabalhados – R$ 868,00;
- 9 meses trabalhados – R$ 976,50;
- 10 meses trabalhados – R$ 1.085,00;
- 11 meses trabalhados – R$ 1.193,50;
- 12 meses trabalhados – R$ 1.302,00.
Como consultar o abono salarial PIS?
Veja como consultar o benefício pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTD):
- Acesse o App, disponível para Android e iOS;
- Faça login com dados do Gov.br;
- Selecione a opção “Benefícios”;
- Na sequência, escolha “Abono salarial”;
- Por fim, pesquise pelo ano-base, neste caso, 2021;
- Na ocasião, será exibido o saldo e a data de pagamento.
Além desse meio, a Caixa disponibiliza os seu próprios canais de consulta. Veja:
PIS
- Site da Caixa;
- Carteira de Trabalho Digital;
- Caixa Trabalhador;
- Caixa Tem.
Atualização cadastral do Caixa Tem
Normalmente, quando o cidadão fica muito tempo sem acessar a conta poupança social digital e retorna à plataforma buscando algum serviço, o Caixa Tem solicita que uma atualização cadastral seja realizada, a fim de reforçar a segurança das futuras operações.
Todavia, a Caixa informa que a atualização cadastral do aplicativo é opcional, isto é, o cidadão não é impedido de receber seu benefício caso não realize o procedimento. De todo modo, é uma ação importante e que deve ser feita, caso queira, assim que solicitado.
Como atualizar cadastro no Caixa Tem?
- Abra o aplicativo Caixa Tem;
- Faça login com CPF e senha;
- Vá em “Atualize seu cadastro” (esteja com seus documentos em mãos);
- Toque em “Entendi, vamos começar”;
- Na próxima tela, confirme seus dados (o app mostrará primeiro seu endereço; se estiver atualizado, clique em “Sim, está correto”, se não vá em “Meu endereço mudou);
- Feito isto, informe se nasceu no Brasil ou não e clique em “Próximo”;
- Em seguida, toque em “Entendi, vamos lá” e informe sua fonte de renda, valor, há quanto tempo recebe, profissão e patrimônio;
- Ao finalizar, clique em “Próximo” e aperte em “Confirmar” caso os dados estejam corretos;
- Para validar o seu cadastro, toque em “Continuar” e escolha qual documento será enviado;
- Depois, clique em “Continuar” novamente e siga as instruções das próximas telas para envio das imagens.
Pronto! Após atualizar o seu cadastro, o Caixa Tem irá desbloquear o acesso aos recursos da conta em até 48 horas.