O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou a alteração e modernização de diversos processos adquiridos aos cidadãos. Com isso, os aposentados e pensionistas da instituição comemoram, já que poderão realizar diversos procedimentos de maneira mais prática, rápida e totalmente digital.
Nesse sentido, com a chegada do aplicativo digital Meu INSS (disponível para Android e iOS), os segurados da autarquia agora podem utilizar diversas ferramentas que facilitam seu cotidiano, e também otimizam o tempo.
Dentre essas ferramentas incluem-se: pedido do benefício por incapacidade, emissão de guia de pagamento, acesso ao calendário de pagamentos, verificação da autenticidade de documentos, entre outras.
Além disso, a novidade facilitou até mesmo a pensão por morte urbana. Este é um benefício destinado aos dependentes do segurado, caso ele venha a falecer, aposentado ou não.
A pensão por morte urbana passa por uma análise do requerimento, que ficou mais otimizada, assertiva e com a possibilidade de decisão automática através dos sistemas do INSS.
Sendo assim, o aplicativo Meu INSS utiliza os dados que já constam no sistema, e checa as informações prestadas pela pessoa na hora em que o pedido é realizado. A versão digital também utiliza a base de dados de outros órgãos, fazendo com que a análise do benefício termine mais rapidamente, encurtando bastante os processos burocráticos.
Desta maneira, finalizado o processo, basta entrar no aplicativo da instituição para ver mais detalhes sobre o requerimento. Para isso, abra o aplicativo Meu INSS, e clique na opção “Consultar pedidos”, e, por fim, encontre seu processo indicado na lista.
Como pedir benefícios pelo Meu INSS?
Confira a seguir os passos para realizar o pedido de benefícios do INSS, de uma maneira geral:
- Primeiro, abra o aplicativo Meu INSS no celular (disponível para Android e iOS);
- Em seguida, clique no botão “Novo Pedido”;
- Agora, digite o nome do serviço/benefício que você deseja;
- Uma lista irá aparecer. Nela, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções;
- Por fim, uma documentação será exigida, que é comum para todos os casos.
Sendo assim, existem documentos obrigatórios para realizar um pedido de benefício no INSS. Confira a seguir a documentação exigida pela instituição nesses casos:
- Documento de identificação pessoal com foto, que pode ser o RG, CNH ou CTPS. Também é necessário o CPF do procurador ou representante;
- Procuração ou termo de representação legal, para os casos de tutela, curatela, termo de guarda;
- Número do CPF da pessoa falecida e dos dependentes.
Carteirinha virtual do INSS
O INSS lançou no final de maio sua carteirinha virtual, chamada de Meu INSS+, que oferece diversos benefícios aos segurados. Dentre eles estão: descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros e viagens. Além disso, o foco da carteirinha são os aposentados, pensionistas e outros beneficiários de auxílios do instituto.
Sendo assim, com a carteirinha, o segurado do INSS consegue comprovar seu vínculo com o órgão, e tem direito a um tipo de “clube de vantagens”. Esses benefícios exclusivos apenas são possíveis devido a uma parceria do instituto com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
O Banco do Brasil oferece as vantagens a todos os beneficiários do INSS, mesmo que não possuam conta no banco. Por outro lado, a Caixa apenas disponibiliza os benefícios da carteirinha para os segurados que são correntistas, e que recebem seu auxílio do instituto através do banco.