Filmes que retratam o horror do Holocausto
O holocausto foi o genocídio de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, promovido pelo governo alemão nazista de Adolf Hitler.
O massacre ocorreu em campos de concentração em territórios dominados pela Alemanha Nazista que se auto intitulava racialmente superior.
Dessa maneira, os nazistas eram antissemitas, além disso o ódio contra os judeus já fazia parte da sociedade alemã desde meados do século XIX.
Trata-se de uma das práticas mais cruéis da história da humanidade, deixou milhares de famílias dizimadas, assim como um rastro de destruição e medo presente até os dias de hoje.
Desse modo, separamos filmes que abordam o assunto como uma forma de auxiliá-los nos estudos para concursos, vestibulares e Enem, acompanhe!
3 dicas de filmes sobre o Holocausto
Veja às dicas de filmes que selecionamos sobre o horror provocado pelo Holocausto:
O Pianista (2002)
O longa conta a história do pianista judeu-polonês Wladyslaw Szpilman e sua família, que tem que conviver com o horror provocado pela invasão alemã a Polonia em 1939 e o terror do holocausto.
Ele consegue escapar do Gueto de Varsóvia que segregou milhares de poloneses, e começa uma jornada se escondendo em prédios abandonados e casas de conhecidos que não são judeus, para conseguir sobreviver.
Ele consegue testemunhar o levante de Varsóvia, assim como consegue escapar da morte inúmeras vezes, diferentemente de familiares e amigos judeus.
O Menino do Pijama Listrado (2008)
O filme busca mostrar a percepção de mundo de duas crianças que estão em lados opostos durante a Segunda Guerra Mundial.
Uma das crianças é filha de um oficial nazista e a outra judia. O garoto judeu vive em um campo de concentração e acaba ficando amigo do filho do oficial alemão.
No entanto, a amizade dos dois acaba crescendo, colocando-os em uma situação perigosa. O longa baseou-se no livro de John Boyne.
A Lista de Schindler (1993)
O filme conta a vida do alemão e empresário Oskar Schindler que empregou mais de mil judeus em sua fábrica para conseguir salvá-los do holocausto.
Além disso, Schindler era um homem que relacionava-se muito bem com o regime autoritário alemão, tanto que fazia parte do Partido Nazista.
Ele fez o possível e o impossível para conseguir salvar milhares de vidas de um dos maiores terrores que o mundo já presenciou. o holocausto.
E então, gostou das dicas de filmes sobre o holocausto?
Não deixe de ler também – Segunda Guerra Mundial: 10 fatos que podem ser cobrados no ENEM.