Ao concluir o curso de graduação, os alunos que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), devem pagar os valores investidos no decorrer dos estudos. Esse pagamento é feito em parcelas mensais, com acréscimos de juros ou taxas.
Em suma, o FIES tem a finalidade de permitir a inserção de estudantes de baixa renda no ensino superior. Para participar do programa, o estudando deve atender ao critério de renda familiar per capita.
Desta forma, se você usou o Fundo de Financiamento Estudantil e já concluiu o curso, é a hora de quitar a dívida. O pagamento pode ser do valor total do financiamento ou em mensalidades.
Como quitar o Fies?
Durante o andamento do curso, os usuários pagam boletos referentes aos juros e taxas do FIES. Os valores são bem menores do que as mensalidades. O pagamento é feito diretamente a um agente bancário.
Assim, após a conclusão da graduação é a hora de fazer o pagamento do financiamento. O valor é pago à instituição responsável pela formação. Normalmente, o boleto chega no endereço informado pelo estudante.
Porém, caso isso não aconteça, você terá que imprimir a segunda via do boleto do FIES. Veja como fazer a seguir.
Caixa Econômica Federal:
- Acesse o site da Caixa;
- Informe seu CPF e data de nascimento;
- Preencha o campo “Código Verificador” e depois clique em “Iniciar operação”;
- Clique em “boletos em aberto”, pronto, basta imprimir.
O SAC da Caixa está disponível nos seguintes números: 0800 726 0101 ou 0800 726 2492 (atendimento a pessoas com deficiência auditiva).
Banco do Brasil:
- Acesse o site do Banco do Brasil;
- Clique em “Produtos e Serviços” e, no menu “Pessoa Física”, clicar em “Você”.
- Selecione a opção “2ª via de boleto ou atualizar vencido”;
- Complemente as informações que forem necessárias.
O BB também oferece uma central para resolver possíveis problemas concernentes ao FIES. O número é 0800-729-5353.
Por fim, vale ressaltar que os boletos do FIES podem ser pagos em Bancos e lotéricas, Internet Banking ou caixas eletrônicos.