O prazo para os candidatos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) finalizarem a sua inscrição termina nesta sexta-feira (19). O estudando que foi pré-selecionado terá que realizar o procedimento pela portal eletrônico.
Segundo as informações, cerca de 110.925 vagas foram ofertadas pelo Fies este ano. Vale ressaltar que todos que não foram pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera.
“Cabe ao candidato acompanhar, na página do Fies, sua eventual pré-seleção durante as convocações por meio da lista de espera, que serão realizadas no período de 22 de agosto a 22 de setembro”, alertou o Ministério da Educação.
Após completar a inscrição, o candidato terá que validar as informações declaradas no ato da inscrição. O prazo é de até cinco dias úteis após a data da complementação, realizada na página do Fies.
Com relação a validação das informações, terá que ser feita diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato tenha sido pré-selecionado. Desta forma, caberá à instituição informar como ocorre o procedimento.
Como funciona o pagamento ao Fies?
Ao concluir o curso de graduação, os alunos que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil, devem pagar os valores investidos no decorrer dos estudos. Esse pagamento é feito em parcelas mensais, com acréscimos de juros ou taxas.
Em suma, o Fies tem a finalidade de permitir a inserção de estudantes de baixa renda no ensino superior. Para participar do programa, o estudando deve atender ao critério de renda familiar per capita.
Desta forma, se você usou o Fundo de Financiamento Estudantil e já concluiu o curso, é a hora de quitar a dívida. O pagamento pode ser do valor total do financiamento ou em mensalidades.
Como quitar o Fies?
Durante o andamento do curso, os usuários pagam boletos referentes aos juros e taxas do FIES. Os valores são bem menores do que as mensalidades. O pagamento é feito diretamente a um agente bancário.
Assim, após a conclusão da graduação é a hora de fazer o pagamento do financiamento. O valor é pago à instituição responsável pela formação. Normalmente, o boleto chega no endereço informado pelo estudante.
Porém, caso isso não aconteça, você terá que imprimir a segunda via do boleto do FIES. Veja como fazer a seguir.