FIES: Estudantes inadimplentes têm até 31 de agosto para renegociar dívidas - Notícias Concursos

FIES: Estudantes inadimplentes têm até 31 de agosto para renegociar dívidas

Cerca de 1 milhão de estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que estão inadimplentes já podem renegociar as suas dívidas com os descontos na medida provisória nº 1.090. De acordo com a regulamentação, os estudantes têm até 31 de agosto para renegociar as dívidas.

De acordo com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, o governo disponibilizou canais de renegociação que buscam saldar as dívidas e restabelecer o crédito positivo desses estudantes que estão com pagamentos em atraso. 

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, Ponte afirmou que os pagamentos do Fies em atraso somam cerca de R$ 9 bilhões. Ao todo, o saldo devedor do Fies é de R$ 38,6 bilhões. Com o novo programa de renegociação de dívidas, o governo tenta recuperar uma parte desse montante.

O presidente do FNDE afirmou ainda que os estudantes que estão com o nome negativado em serviços de proteção ao crédito por conta dos atrasos de pagamento do Fies terão o cadastro restabelecido assim que quitarem a primeira parcela estabelecida na renegociação.

Como renegociar as dívidas?

De acordo com a MP, podem participar do novo programa os estudantes que têm parcelas em atraso a partir de 90 dias. Estudantes com esse tempo de atraso podem pagar o saldo devedor total com desconto da totalidade dos encargos e 12% do valor principal ou podem parcelar o saldo devedor em até 150 parcelas mensais e sucessivas, com a isenção total de juros e multas.

Aqueles que estão com atraso superior a 360 dias podem negociar desconto de até 86,5% no valor da dívida para o pagamento integral do saldo. Aqueles que forem inscritos no CadÚnico podem obter desconto de até 92% no valor consolidado da dívida para o pagamento integral do saldo devedor.

Os estudantes devem procurar os agentes financeiros do Fies com os quais têm contrato, Caixa Econômica ou Banco do Brasil, para simular a renegociação. De acordo com os agentes, os novos contratos podem ser simulados por meio de seus aplicativos.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest libera o resultado da 1ª chamada da lista de espera do Vestibular 2022 da USP.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?