Até as 23h59 da próxima terça-feira (3) os candidatos que ainda não possuem matrícula oficializada em faculdades privadas podem efetivar suas inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados concorrerão a cerca de 50 mil vagas remanescente para o segundo semestre de 2020.
Agora aqueles que já possuem matrícula efetivada em algum curso de ensino superior e desejam o financiamento das mensalidades poderá fazer sua inscrição no Fies até 23h59 do dia 27 de novembro.
Ambas as inscrições ocorrem via internet, exclusivamente, na página do Fies. Todos os candidatos devem ficar atentos aos prazos e lembrar que a ocupação de vagas ocorre por ordem de conclusão de inscrição.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o preenchimento das vagas remanescentes do Fies deverá acontecer levando em conta 4.213 cursos de 881 instituições privadas de educação superior do país.
“Desde o início das inscrições, no dia 26 de outubro, até as 15h dessa quinta-feira (29), o sistema eletrônico de inscrição do Fies já registrava mais de 13 mil inscrições concluídas. As vagas remanescentes são aquelas não preenchidas durante os processos seletivos regulares do Fies de 2020”, informou o órgão.
Vagas do Fies para bolsistas Prouni
A saber, as vagas remanescentes do Fies valem também para aqueles estudantes que têm bolsa parcial (50%) no Prouni, mas precisa do financiamento da outra metade para continuar cursando a faculdade.
Nesse caso, a inscrição ficará aberta até as 23h59 do dia 27 de novembro, assim como os demais já matriculados.
Para todos os candidatos, deve-se ter atenção com a inscrição concluída, pois haverá dois dias úteis para validar as informações declaradas no ato da candidatura. O inscrito deve ir diretamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida para fazer essa checagem.
A documentação pode se apresentar no formato digital, desde que a instituição ofereça essa forma de atendimento.
Cada instituição tem uma CPSA, que é responsável pelo recebimento e pela análise da documentação exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), necessário para formalizar a contratação do financiamento.
Logo após a emissão do DRI, o estudante terá dez dias, contados a partir do terceiro dia útil, imediatamente, subsequente ao da emissão do referido documento, para entregar a documentação exigida para fins de contratação e validar as informações dele junto ao banco.
Realize a sua inscrição no Fies acessando este link aqui.