FIES 2023/2: prazo para complementação das informações está aberto

Os estudantes pré-selecionados na chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023/2 devem complementar as informações dadas no momento da inscrição para a contratação do financiamento.

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta quarta-feira, dia 12 de julho, o prazo para a complementação. O MEC liberou o resultado do Fies 2023/2 ontem (11).

De acordo com o cronograma do Fies 2023/2, os pré-selecionados devem complementar as informações até o dia 14 de julho, próxima sexta-feira.

O procedimento deve ser feito de forma virtual, no sistema do programa. Desse modos, os selecionados devem acessar o site do Fies, fazer login com as credenciais do gov.br, e complementar o cadastro.

Após a complementação da inscrição no FiesSeleção, o candidato deve:

  • Comparecer à CPSA para validar suas informações em até 5 (cinco) dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da complementação da sua inscrição na modalidade do Fies; e
  • Comparecer a um agente financeiro em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.

Para a validação das informações, a forma de entrega varia de acordo com a instituição. Portanto, o candidatos deve ficar atento às orientações da instituição para a qual foi pré-selecionado.

Os candidatos podem consultar a relação de documentos necessários para esses procedimentos no edital do Fies e também na página do programa no site gov.br.

Lista de espera

Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular estão automaticamente inscritos na lista de espera do Fies 2023/2.  A divulgação das chamadas feitas a partir da lista de espera é de responsabilidade de cada instituição.

Portanto, os candidatos devem acompanhar os sites das instituições nas quais buscam uma vaga.

De acordo com o cronograma, a pré-seleção da lista de espera acontecerá no período de 18 de julho a 29 de agosto. Nesse caso, os prazos para a complementação das inscrições e demais procedimentos variam de acordo com a data de publicação da chamada.

MEC divulga resultado do FIES 2023 do segundo semestre
MEC divulga resultado do FIES 2023 do segundo semestre. Imagem: Divulgação

Fies 2023/2: Processo de seleção

Fies é um programa do MEC que visa o ingresso de estudantes no ensino superior em instituições privadas, através da oferta de financiamento estudantil para que os estudantes possam pagar seus estudos.

De acordo com os dados do MEC, essa edição do Fies conta com a oferta de 77.867 vagas para a oferta de financiamentos. Ao todo, 1.265 instituições de ensino particulares de todo o país participam do Fies 2023/2.

A pasta recebeu as inscrições para o Fies entre os dias 4 e 7 de julho. Puderam se inscrever os candidatos que comprem os pré-requisitos de renda (renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos) e que tenham participado de uma das edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aceitas para fins de classificação.

Conforme indicado no edital, o MEC aceitou as edições do Enem ocorridas entre os anos de 2010 e 2022. Além disso, o edital estabelece também que o candidato precisa ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas, e ter nota acima de zero na prova de redação.

De acordo com as regras do Fies, os estudantes que fizeram as provas do Enem na condição de “treineiros” não poderão participar dessa seleção. Estudantes que já participaram do Fies em outras edições, obtendo o financiamento, também não puderam participar dessa edição para a obtenção de novo financiamento.

Acesse o Portal Único de Acesso para mais informações.

Leia também Uerj abre período de inscrição para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024; saiba mais.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.