Faltam apenas 8 dias para o prazo do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) expirar. Neste sentido, os trabalhadores que ainda não solicitaram o resgate devem se apressar para garantir até R$ 1 mil.
O valor é depositado em conta poupança social digital do Caixa Tem e, na própria plataforma pode ser utilizado como o trabalhador bem entender. A modalidade foi liberada pelo Governo Federal no início deste ano.
Podem realizar o saque extraordinário do FGTS os trabalhadores que possuem saldo disponível em suas contas ativas e inativas vinculadas ao Fundo de Garantia. Os interessados podem consultar o direito ao saque no site ou aplicativo FGTS, além das agências da Caixa.
Na consulta através do site do FGTS, é possível ter acesso às seguintes informações:
Já no aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS) e nas agências da Caixa, é possível:
Para quem deseja realizar o saque, deve fazer o pedido de transferência para uma conta da Caixa ou de outras instituições. Veja o passo a passo:
No entanto, vale ressaltar que há vários motivos em que o valor pode ser bloqueado. De acordo com a Caixa, as principais causas são:
Desse modo, segundo a Caixa, o saque não ficará disponível se os valores disponíveis na conta do FGTS estiverem bloqueados.
O resgate pode ser solicitado até o dia 15 dezembro deste ano pelo aplicativo do órgão. Feito o procedimento, o trabalhador terá que aguardar até 15 dias úteis para os recursos caírem na poupança digital do Caixa Tem.
Pela carteira digital da Caixa o cidadão pode pagar contas e boletos, fazer compras online com o cartão de débito virtual, fazer recarga no celular, efetuar transferências, inclusive via Pix e pagar compras em maquininhas com um QR Code.
Contudo, vale lembrar que o saque extraordinário é facultativo ao trabalhador. Sendo assim, é possível especificar que não estão interessados em receber os recursos para que a conta do FGTS não seja desfalcada.