FGTS: Saiba como receber dinheiro da correção; prazo vai até o dia 13 - Notícias Concursos

FGTS: Saiba como receber dinheiro da correção; prazo vai até o dia 13

A correção do FGTS é permitida aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre os anos de 1999 a 2013. Segundo informações, os interessados têm até o dia 13 de maio para solicitá-la.

A correção serve para revisar o saldo depositado na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do trabalhador. Um valor é adicionado a este saldo mensalmente pela empresa empregadora, correspondente a 8% do salário do funcionário.

Dessa forma, desde 1999 a Caixa Econômica Federal estabeleceu uma correção monetária no FGTS, a Taxa Referencial (TR), que não tem os índices atualizados desde então, causando prejuízos aos trabalhadores.

No entanto, a correção do FGTS surge para solicitar a substituição da TR pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Quem pode solicitar a revisão?

Tem direito a revisão todo cidadão que trabalhou com carteira assinada entre 1999 a 2013, válido tanto para quem ainda tem saldo na conta do fundo, quando para quem já resgatou o valor.

Para dar entrada na ação, é necessário recorrer a um advogado especializado no assunto para poder orientá-lo no processo. Em relação a documentação necessária, confira a lista logo abaixo:

  • Cópia da carteira de trabalho com a identificação do PIS;
  • Extrato do FGTS (Caixa Econômica Federal) a partir de 1991 ou ano posterior a este em que se iniciou o trabalho com carteira assinada;
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Comprovante de residência.

Vale ressaltar que o extrato do FGTS pode ser obtido através do site da Caixa.

Prazo para a solicitação

O Supremo Tribunal Federal (STF) está com a previsão para fazer o julgamento da Ação Direta de Constitucionalidade no dia 13 de maio. Portanto, é aconselhável que todas as solicitações sejam realizadas até essa data, pois, através desse julgamento que os valores depositados no fundo estão realmente desatualizados conforme a Taxa Referencial.

Veja também: Correção do FGTS vai liberar uma grana extra aos trabalhadores em 2021

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?