Este ano, a Caixa Econômica Federal distribuiu um montante equivalente a R$ 13,2 bilhões para 106,7 milhões de trabalhadores com direito ao Lucro do FGTS. Os depósitos já estavam autorizados pelo Conselho Curador do FGTS desde o dia 22 de julho.
O lucro do FGTS se refere ao rendimento da poupança geral do Fundo de Garantia no ano anterior, neste caso, 2021. Sendo assim, são contemplados com os valores os trabalhadores que tinham, em 31 de dezembro do ano passado, saldo disponível em suas contas vinculadas ao FGTS.
Também foi autorizado que 99% do resultado fosse distribuído para milhares de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia. Atualmente o FGTS possui um rendimento de 3% ao ano, além da variação estabelecida através da Taxa Referencial (TR).
De todo modo, é importante frisar que esta é a primeira vez que a divisão do lucro não consegue repor as perdas inflacionárias. Isso porque, a lucro total corresponde a uma taxa de 5,83% contra uma inflação de 10,06%, segundo o Índice Nacional de Preços Consumidor (IPCA).
De modo geral, têm direito a parcela do lucro todos os trabalhadores que exercem atividade remunerada com carteira assinada que tinham saldo disponível nas contas do FGTS no 31 de dezembro de cada ano, neste caso, de 2021.
O valor do lucro depende exclusivamente da quantia encontrada nas contas do FGTS pertencentes ao trabalhador. Sendo assim, quanto maior o valor disponível no Fundo de Garantia, maior será o rendimento da conta.
Nesse sentido, para calcular o valor do lucro o trabalhador deve considerar o índice de distribuição determinado pelo Conselho Curador do FGTS. Este ano, a distribuição foi de 0,02748761.
Assim, o titular precisa multiplicar o valor encontrado em suas contas do FGTS (ativas ou inativas) em 31 de dezembro de 2021 pela taxa de rendimento deste ano (0,02748761). Veja algumas proporções a seguir:
A consulta do extrato do valor depositado pode ser realizada pelo aplicativo ou site FGTS, em uma agência da Caixa ou pela Central de Atendimento da instituição financeira, no número 0800-726-0101.
Consulta pelo aplicativo:
Vale ressaltar que o valor do pagamento do lucro do FGTS não se repassa diretamente para as contas vinculadas ao Fundo de Garantia. Dessa forma, para que os trabalhadores possam ter acesso aos recursos devem respeitar as modalidades de saque do programa. Veja quais são elas: