Atenção, trabalhadores! A Caixa Econômica Federal anunciou que liberará uma rodada de pagamentos do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS). A ideia é que o dinheiro sirva de ajuda para as pessoas que passam neste momento por dificuldades por causa das fortes chuvas nos últimos dias. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.
Os moradores atingidos pelas fortes chuvas poderão realizar a solicitação do saque do FGTS por calamidade na Caixa Econômica Federal. Desde o dia 04 de abril, todas as agências localizadas nestas cidades passaram a abrir às 9h, ou seja, uma hora mais cedo do que se registra em condições normais.
A Caixa Econômica Federal explicou que os valores serão disponibilizados oficialmente somente depois que os municípios em questão oficializarem o processo de estado de calamidade pública. Logo depois disso, o Ministério do Desenvolvimento Regional precisa fazer a confirmação por meio de uma portaria.
O banco diz ainda que trabalha para agilizar todo o processo. Eles afirmam que entendem que muitas pessoas precisam do dinheiro com urgência neste momento. Quando todo o procedimento for concluído, os cidadãos atingidos poderão fazer a solicitação de maneira remota, através do próprio aplicativo do FGTS.
De acordo com as informações oficiais, a ajuda será liberada para cidadãos das cidades abaixo:
- Angra dos Reis;
- Belford Roxo;
- Mangaratiba;
- Mesquita;
- Paraty;
- Nova Iguaçu
Realizando o pedido em três passos
Passo 1
Faça o download do apo do FGTS. É importante que os dados cadastrais já estejam inseridos. Siga para “Meus Saques”, depois “Outras Opções de saque”, siga para “Calamidade pública”. Pronto. Agora basta escolher o seu município.
Passo 2
O cidadão precisará enviar uma série de documentos. São eles:
- foto de documento de identidade (também são aceitos carteira de habilitação ou passaporte)
- comprovante de residência (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio)
- certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável (caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a)
Passo 3
Feito isso, o cidadão terá que selecionar a opção de “Crédito do valor em uma conta”. Assim, a Caixa irá começar a analisar a situação do trabalhador que fez a solicitação. O prazo para a análise e saque, em caso de aprovação, é de cinco dias úteis.
O FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de fundo que está depositado na Caixa Econômica Federal. Todos os meses, o empregador precisa fazer um depósito no nome do empregado.
Em alguns determinados momentos, o cidadão tem a chance de sacar o dinheiro. Isso normalmente acontece quando ele sofre uma demissão sem justa causa ou ainda em situações mais extremas como a de calamidade pública, que é o caso do Rio de Janeiro agora.
Não é a primeira vez que o Governo Federal libera o FGTS para situações como essa. Há algumas semanas, eles fizeram a liberação para as vítimas das chuvas na cidade de Petrópolis, que também sofreu com fortes temporais no estado do Rio de Janeiro.
Governo liberou saque emergencial para 40 milhões
O saque de até R$ 1 mil do FGTS estará autorizado a partir do dia 20 de abril (para nascidos em janeiro). Segundo o calendário, os saques continuarão sendo liberados até 15 de junho (para nascidos em dezembro). Todos os grupos poderão sacar até 15 dezembro, de acordo com informações do Governo Federal.
Veja o cronograma:
- Nascidos em janeiro: 20 de abril
- Nascidos em fevereiro: 30 de abril
- Nascidos em março: 04 de maio
- Nascidos em abril: 11 de maio
- Nascidos em maio: 14 de maio
- Nascidos em junho: 18 de maio
- Nascidos em julho: 21 de abril
- Nascidos em agosto: 25 de abril
- Nascidos em setembro: 28 de abril
- Nascidos em outubro: 1º de junho
- Nascidos em novembro: 08 de junho
- Nascidos em dezembro: 15 de junho
É importante lembrar que os trabalhadores não são obrigados a realizar o saque do FGTS, mas, caso não queiram aproveitar a oportunidade, só poderão realizar o saque em situações específicas previstas em Lei.