Fazer um planejamento mensal é um desafio para você? É difícil listar as atividades de uma forma equilibrada? Respire fundo! Vamos juntos, neste texto, pensar em possibilidades que podem contribuir para a construção de uma agenda que seja mais positiva.
Acompanhe e saiba mais.
Como fazer um planejamento mensal?
Apesar de cada caso ser um caso, existem ações que podem contribuir na hora de fazer um planejamento mensal. Algumas são mais simples de colocar em prática, enquanto outras podem ser mais complexas.
De todo modo, lembre-se ainda que existe a possibilidade de contratar mentores de gestão de tempo, que auxiliam na construção de uma agenda bem estruturada.
Porém, se você não deseja fazer esse tipo de investimento neste momento, veja algumas ações e reflexões que trouxemos:
1. Não se esqueça do seu ano e do seu semestre
Antes de fazer um planejamento mensal, lembre-se de que as suas demandas devem considerar as entregas anuais e semestrais.
Isto é, se você tem algo para entregar em 6 meses, o ideal é que você separe um tempo, durante cada um dos meses, para conseguir fazer determinada tarefa, certo?
Por isso, tenha uma visão geral de todas as tarefas anuais e semestrais, atentando-se aos prazos de cada uma delas.
Separe, assim, algumas tarefas dessas para serem concluídas no mês que você está planejando, sempre respeitando as datas limites para entregas e evitando “deixar para depois”.
2. De acordo com as metas anuais e semestrais, o que pode ser distribuído nas semanas?
De acordo com essas tarefas que você selecionou para este mês, analise como pode ser feita a distribuição em semanas, de acordo com os prazos.
Por exemplo, o que pode ser concluído no fim do mês? No meio? E no começo? Verifique isso com atenção e vá dividindo na sua agenda na hora que for fazer um planejamento mensal.
3. Avalie o tempo e o prazo de cada tarefa para não sobrecarregar
Cuidado para não colocar muitas tarefas nos seus dias, pois você pode se sobrecarregar. Portanto, saiba analisar o tempo que é dedicado a cada atividade, a fim de concluir com qualidade e sem sobrecarga.
Por exemplo, se uma tarefa precisa de 20 horas de dedicação e outra 30 minutos, é claro que a de 20 horas deve ser iniciada o quanto antes, e a de 30 minutos pode ser feita na última semana do mês.
4. Crie um fluxo de tarefas diárias
Crie um fluxo claro de atividades diárias, que respeite sempre o tempo necessário para cada tarefa e o seu respectivo prazo.
Isto é, evite criar um fluxo de 10 tarefas no primeiro dia, 20 no segundo, 5 no terceiro… Tente manter uma rotina relativamente equilibrada.
Sendo assim, a tarefa de 20 horas pode ser distribuída em vários dias, e não necessariamente concluída em três dias. Assim, é possível avançar várias tarefas, e não apenas uma.
5. Delegue o que estiver sobrecarregando
Na hora de fazer um planejamento mensal, analise o que pode ser delegado. Se houver tarefas sobrecarregando a agenda e sem espaço para serem incluídas, então delegue – se possível.
Isso poderá fazer toda a diferença no dia a dia.