Os fatores que influenciam a qualidade de vida podem ser diversos. Algumas pessoas podem citar fatores específicos, enquanto outras irão por “outro caminho”. De qualquer forma, entender alguns desses fatores é fundamental para estabelecer uma vida mais equilibrada, saudável e feliz.
A seguir, portanto, apresentamos fatores que podem mudar a sua vida para melhor, sempre que possível. Confira!
Como dito acima, existem muitos fatores que influenciam a qualidade de vida. Alguns são mais simples, outros mais complexos. Cabe a você fazer uma autoanálise da sua vida para, assim, organizar o que pode mudar e ser melhorado, visando a sua saúde mental. Veja:
A satisfação com o trabalho é uma peça-chave para a qualidade de vida. Sem essa satisfação, tendemos a nos sentir sobrecarregados, desmotivados e até mesmo tristes. Por isso, analise como anda a sua vida profissional e, caso almeje mudanças, parta em busca disso.
A saúde financeira também faz toda a diferença na vida de uma pessoa. Quando temos as contas organizadas e investimos parte do nosso dinheiro, nos sentimos mais tranquilos com relação ao futuro. Cuide das suas finanças!
Como anda os cuidados com a saúde mental? Bem, esse é um dos fatores que influenciam a qualidade de vida! Afinal, quando cuidamos das emoções e dos pensamentos, conseguimos lidar melhor com as adversidades da vida.
A nossa vida social e o convívio com a família também ditam a nossa qualidade de vida. Quando temos boas relações interpessoais, tendemos a nos sentir mais confortáveis, seguros, amados e felizes. E tudo isso impacta, ainda, no sentido da vida para nós e na nossa autoestima.
A saúde física pode ser a responsável pelo ânimo e desânimo. Também impacta na autoestima, no bem-estar, no prazer de viver, etc. Por isso, cuidar do corpo e manter o organismo saudável é um dos fatores que influenciam a qualidade de vida.
E por falar em saúde física, o nosso corpo precisa de uma alimentação equilibrada para funcionar bem. E um corpo que não funciona bem é, automaticamente, um organismo mais fraco, desanimado, desmotivado, etc.
Cuidar da qualidade do sono é cuidar da nossa força de vontade, motivação e satisfação ao longo do dia. Afinal, quando dormimos bem tendemos a ter dias melhores e mais felizes, concorda?
Organizar a rotina é evitar a sobrecarga emocional e mental, além de garantir cuidados com a saúde física e mental. E isso, ainda, gera satisfação no dia a dia.
A vida sexual impacta em nossa percepção de nós mesmos, na nossa autoestima, no bem-estar físico e mental. Por isso, mantê-la como uma das prioridades da vida é fundamental para seguir com os fatores que influenciam a qualidade de vida.
E você? Tem cuidado da sua qualidade de vida? Conte para a gente nos comentários!