Existem diversos fatores que desmotivam os trabalhadores no dia a dia e, ao contrário do que muita gente pensa, nem tudo tem a ver com o dinheiro. Muitas outras atitudes por parte dos gestores podem causar efeitos negativos na saúde da corporação, gerando estresse, ansiedade e baixo rendimento. Quer saber quais são? Então acompanhe o nosso conteúdo de hoje e saiba mais!
Existem diversos fatores que desmotivam os trabalhadores, e eles podem aparecer tanto de maneira explícita, quanto implícita. Saber reconhecê-los é fundamental para uma atmosfera mais saudável no trabalho. Veja, a seguir, quais são esses fatores:
Os conflitos entre os colaboradores, por mais simples que sejam, podem gerar estresse e muito desconforto. Por isso, é fundamental que os gestores consigam observar como o relacionamento entre os funcionários está sendo desenvolvido. E caso encontre algum conflito, o diálogo e estratégias para minimizá-lo são fundamentais.
Jamais permita que a fofoca no trabalho seja constante. Se perceber comentários negativos sobre alguém, vale apostar em uma palestra ou reunião que fale sobre os riscos dos comentários depreciativos.
Quando o chefe simplesmente solicita algo, recebe e, depois, “some”, o funcionário pode se sentir “abandonado” pelo seu superior. Isso, no longo prazo, é um dos fatores que desmotivam os trabalhadores de maneira intensa, tornando o trabalho muito cansativo e sem atrativo algum.
Portanto, procure criar uma cultura de feedbacks, tanto positivos, quanto negativos, para assim promover um trabalho mais saudável para todos.
Cuidado com as metas que são passadas para a sua equipe. Metas que são rasas demais (ou muito fáceis), assim como as exageradas (e inalcançáveis) podem desmotivar toda uma equipe. Afinal, ou tudo é muito simples e não gera desafios, ou é tudo muito “impossível” e gera apenas frustração no trabalho.
Sendo assim, analise as metas da sua equipe e mensure a capacidade que o seu time tem. Dessa maneira, será muito mais fácil estabelecer objetivos consistentes e coerentes.
Da mesma forma como a falta de retorno é um dos fatores que desmotivam os trabalhadores, a falta de reconhecimento também é. Afinal, trabalhar muito, se esforçar e não receber nenhum reconhecimento pode ser desgastante. Mesmo que o trabalho do colaborador seja entregar determinado resultado, o reconhecimento pode ajudá-lo a se sentir mais valorizado e feliz no ambiente corporativo.
O autoritarismo por parte dos gestores pode “sugar” a motivação de qualquer profissional, em qualquer âmbito. Por isso, é fundamental que a equipe de gestores sempre peça feedback dos colaboradores e analise os seus comportamentos. Assim, será muito mais fácil reconhecer episódios de autoritarismo para evitá-los no futuro.
As injustiças também devem ser analisadas e mantidas fora de cogitação. Por exemplo, o funcionário X está entregando um resultado extraordinário, e o funcionário Y está deixando de cumprir muitas obrigações?
Então analise a forma de reconhecer o funcionário X, pois se ele perceber que mesmo trabalhando bem ele não receberá nenhum feedback e/ou reconhecimento, poderá se sentir injustiçado diante disso.
Portanto, procure manter uma cultura de justiça, onde todos possam ter as suas habilidades desenvolvidas e enaltecidas, sempre.