Fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho

Fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho

São diversos os fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho. Alguns são simples e dependem exclusivamente do colaborador. Outros são mais complexos e precisam ser colocados em prática com a ajuda de gestores.

Pensando nisso, trouxemos 5 fatores importantes que você deve conhecer. Acompanhe para saber mais.

5 fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho

Os fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho fazem toda a diferença no dia a dia dos colaboradores. É por meio deles que atingimos a realização profissional e, inclusive, a chamada “felicidade”.

Por isso, precisamos trabalhar alguns pontos fundamentais na nossa rotina de trabalho, e isso inclui conversar com os gestores para implementar mudanças.

Veja, agora, alguns fatores que podem impulsionar a qualidade de vida no trabalho:

1. Satisfação com as atividades executadas

Quando uma pessoa se sente satisfeita com as suas tarefas diárias, automaticamente ela passa a se sentir mais feliz no ambiente de trabalho. Afinal, uma das principais causas de estresse, esgotamento, ansiedade e tristeza no trabalho é justamente a sensação de insatisfação.

Isso porque essa insatisfação pode “roubar” a nossa motivação, diminuir a produtividade e os nossos resultados, e assim por diante.

2. Oportunidade de crescimento e desenvolvimento

As oportunidades existentes dentro da corporação também são consideradas fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho.

Se temos a chance de crescer, aprender e se desenvolver, nos sentimos parte de um propósito. E isso traz mais sentido para a nossa vida e o nosso dia a dia.

Afinal, se nos sentirmos estagnados na carreira, como poderemos ter motivação e bem-estar em nosso ambiente de trabalho?

3. Remuneração justa e adequada

A remuneração é peça-chave quando o assunto é qualidade de vida. Isso porque é por meio dela que o indivíduo mantém a sua família, as suas contas pagas, seus filhos alimentados, e assim por diante.

Logo, uma remuneração injusta é capaz de minar a qualidade de vida não só no trabalho, como também na vida pessoal.

4. Espaço de trabalho confortável e organizado

Ter um espaço de trabalho organizado, limpo, confortável e com tudo o que é necessário para executar as diversas tarefas, é algo fundamental.

Por isso, se você quer investir nos fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho, cuide do ambiente oferecido aos seus colaboradores. Questione quanto à possibilidade de haver melhorias.

5. Benefícios concedidos pela empresa

Os benefícios que a empresa oferece aos seus colaboradores podem ser uma peça-chave para o bem-estar e a qualidade de vida. Afinal, os colaboradores são seres “inteiros”, que merecem cuidados nas mais diversas esferas de suas vidas.

Assim sendo, quando a empresa oferece esse tipo de cuidado em circunstâncias que vão além das quatro paredes da corporação (como por exemplo, no caso de benefícios e descontos médicos), o indivíduo tem as suas necessidades mais bem atendidas. E isso impacta diretamente na qualidade de vida, satisfação e bem-estar no trabalho.

 

Agora que você já conheceu alguns dos fatores para ter uma boa qualidade de vida no trabalho, invista em cada um deles e eleve a satisfação dos seus colaboradores!

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?