Com as constantes mudanças que vêm acontecendo, um rumor de que famílias unipessoais estão impedidas de se cadastrar no Bolsa Família tem circulado na internet. Entretanto, será que realmente há um bloqueio de novos cadastros?
Na verdade, o Governo não está proibindo novos cadastros, como alguns brasileiros vêm comentando. O que acontece é que existe um limite por região, que faz com que muitos possíveis beneficiários aguardem na lista de espera.
Para entender melhor esse assunto, acompanhe este texto e tire as suas dúvidas.
Famílias unipessoais estão impedidas de se cadastrar no Bolsa Família?
Na realidade, as famílias unipessoais não estão impedidas de se cadastrar no Bolsa Família. O que realmente acontece é que existe um limite de cadastros por região, sendo uma porcentagem de 16% dos cadastros feitos.
Essa medida faz com que novos cadastros possam permanecer em uma lista de espera, e não fazer com que as pessoas não tenham mais direito de serem cadastradas como famílias de um só membro.
Porém, ainda assim a medida tem preocupado os brasileiros que estão buscando fazer o cadastro no CadÚnico, e nós esclareceremos essa questão mais adiante.
Por que a medida foi implementada?
Primeiramente, precisamos compreender por que essa medida foi implementada. Na realidade, a implementação parte do pressuposto de combater possíveis fraudes nos cadastros unipessoais.
Isso porque, infelizmente, muitas famílias com mais membros vivendo no mesmo lar têm se cadastrado como família unipessoal, apenas para receber mais benefício do que realmente têm direito.
Essa atitude, proibida dentro do programa Bolsa Família, tem prejudicado o repasse dos valores. Consequentemente, o Governo tem feito pentes-fino de modo recorrente, para detectar as famílias que estão cadastradas como unipessoais de forma fraudulenta, buscando excluí-las do programa.
Afinal, o crescimento desse tipo de cadastro foi evidente no ano de 2022, o que levantou suspeitas da prática de se cadastrar como unipessoal, enquanto outros membros da mesma família faziam o mesmo cadastro.
Sendo assim, o limite de 16% visa barrar as chances de essas pessoas conseguirem burlar o sistema.
O que acontece quando a região atingir o limite de cadastros?
Se porventura você mora em uma região na qual ocorre de atingir o limite de 16% de cadastros unipessoais no Bolsa Família, o município deverá averiguar todos os cadastros que estão ativos, fazendo um verdadeiro “pente-fino” para excluir todos aqueles que estiverem, de alguma maneira, irregulares.
Porém, caso não sejam encontradas irregularidades nesses cadastros, e o limite de cadastros tenha sido atingido, os novos possíveis beneficiários deverão aguardar na lista de espera, como ocorre em outras situações.
Sendo assim, não é verdade que famílias unipessoais estão impedidas de se cadastrar no Bolsa Família, o que pode acontecer, na realidade, é que a pessoa tenha que esperar na lista de espera, enquanto a sua região estiver com o limite de 16% atingido.
Ficarei fora do Bolsa Família?
Na realidade, é necessário procurar o CRAS mais próximo da sua residência para averiguar se há disponibilidade de vagas para famílias unipessoais. Caso não haja, será necessário aguardar uma nova rodada de cadastros.
Nesse período, de fato, você não estará recebendo o benefício. Entretanto, estará aguardando a inclusão e deverá sempre manter uma comunicação próxima no CRAS para avaliar como está a situação na sua cidade.
Contudo, lembre-se, a ideia de que as famílias unipessoais estão impedidas de se cadastrar no Bolsa Família é errôneo, o que acontece é um limite por região, mas bloqueio, não.