Familiares de dependentes químicos viciados em drogas poderão receber auxílio financeiro. Isso deve acontecer para pessoas que moram na cidade de São Paulo e que tenham parentes que estejam na Cracolândia. Trata-se portanto da região da cidade conhecida por abrigar ao mesmo tempo vários usuários de entorpecentes.
Quem disse isso foi o próprio Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). De acordo com ele, esse dinheiro deve servir para ajudar as pessoas no processo de retorno dos seus familiares para casa. Ele argumentou que em muitos casos as famílias perdem o contato com o parente por uma questão financeira.
“Ali (Cracolândia) há pessoas que têm problemas com as drogas, pessoas com problemas mentais e há situações em que houve um rompimento com a família. Em uma das etapas do programa, a prefeitura vai remunerar a família para que receba essa pessoa de volta e monitorar com assistente social”, disse o Prefeito em entrevista para o portal Metrópoles.
Ainda de acordo com Nunes, o auxílio financeiro não vai ser a única ação da Prefeitura de São Paulo para tentar resolver o problema. Ele disse ainda que há a ideia de se colocar em funcionamento um grande hospital psiquiátrico para atender essas pessoas que estão passando por dificuldades por causa das drogas.
“Nós vamos oferecer um cardápio, vendo a necessidade de cada um, individualizando o atendimento”, disse o Prefeito na entrevista. “Não vamos esquecer os outros (projetos), vamos só implementar mais um”, completou ele. Ainda não dá para saber de quanto seria esse Auxílio nem quando ele poderia começar a ser implementado.
Cracolândia
Para quem não sabe, a Cracolândia é conhecida por ser uma região de São Paulo que abriga mais de mil usuários de drogas. Estima-se que a grande maioria deles use crack, um dos entorpecentes mais perigosos.
Essa área fica exatamente no centro da capital paulista, nas proximidades das Avenidas Duque de Caxias, Ipiranga e Rio Branco. É no Bairro de Santa Efigênia que se sabe que se desenvolveu uma intensa atividade de tráfico de drogas.
Além de Ricardo Nunes, outros prefeitos e governadores tentaram instituir políticas públicas para tentar resolver o problema na região. Acontece, no entanto, que até aqui, a situação não mudou muito. O atual gestor da capital paulista acredita, portanto, que o fornecimento de um auxílio pode ser um diferencial agora.
Polêmica por Auxílio
Nas redes sociais, no entanto, o tema gerou bastante polêmica. Algumas pessoas disseram que a Prefeitura estaria correta com a concessão desse benefício. No entanto, uma parte criticou o Prefeito de São Paulo pela ação.
“Ano de eleição. Mais fácil comprar as pessoas do que fazer algo efetivo para acabar com isto. Enquanto isto os necessitados continuam sem casa, sem hospital, sem comida”, opinou um internauta em seu perfil oficial do Twitter.
“É uma boa ideia tentar unir essas família por meio do dinheiro. No entanto, é preciso também oferecer atendimento psicológico para essas pessoas. Isso é uma questão de humanidade nesse momento”, disse outra.
E você? O que acha desse assunto?