Sabemos que não é fácil lidar com a falta de sono na gestação. São tantas mudanças que começam a acontecer na vida da mulher, que até mesmo a sua noite de sono pode ser impactada por conta disso.
Assim sendo, desenvolvemos este breve guia com dicas e sugestões que podem ajudá-la nessa fase tão importante de sua vida. Acompanhe para saber mais!
O que fazer para lidar com a falta de sono na gestação?
A falta de sono na gestação pode atrapalhar a vida da mulher, além de impactar a sua disposição e humor. Por isso, aderir a medidas que evitem esse tipo de problema é de suma importância para manter a qualidade de vida.
A seguir, descrevemos alguns pontos que você pode considerar:
1. Procure estabelecer uma rotina
Muitas vezes, a falta de sono na gestação pode estar associada à falta de rotina para dormir. Isto é, se a mulher dorme cedo hoje, mas, amanhã, dorme mais tarde, fica difícil para o organismo estabelecer um ciclo de sono equilibrado.
Por isso, selecionar um horário base para dormir e outro para acordar, todos os dias, ajuda a organizar o ciclo circadiano, aumentando as chances de a mulher dormir melhor e mais rápido.
2. Pratique a higiene do sono
A higiene do sono é outra ação que pode ajudar a combater a falta de sono na gestação. Afinal, além de ter um horário de descanso bem estabelecido, tente criar um verdadeiro “ritual” para esse tipo de rotina.
Por exemplo, você pode tomar um banho relaxante antes de dormir, todos os dias. Também pode deixar a casa mais silenciosa, com uma iluminação mais branda e com aromas de lavanda espalhados pelos cômodos.
Perceba que isso cria um verdadeiro “clima” para o descanso, auxiliando na produção de sonolência.
3. Invista em técnicas de relaxamento
As técnicas de relaxamento, como mindfulness, respiração diafragmática e até meditação, ajudam a mulher a se sentir mais confortável e relaxada, evitando pensamentos e preocupações que atrapalhem a indução ao sono. Experimente!
4. Cuidado com a alimentação e hidratação à noite
A alimentação à noite deve ser mais leve, de acordo com as recomendações dadas pelo seu nutricionista. Isso porque, se você investir em uma alimentação muito pesada, poderá se deparar com um mal-estar na hora de dormir.
Além disso, a digestão mais lenta atrapalha o corpo na hora de promover o sono. Por isso, consuma alimentos mais leves à noite.
Quanto à hidratação, deixe para beber bastante água ao longo do dia, reduzindo o consumo de líquidos cerca de 1 ou 2 horas antes de dormir. Desse modo, você evita de ficar acordando à noite para ir ao banheiro.
5. Evite se expor a muitos estímulos antes de dormir
Os estímulos visuais e auditivos também podem provocar a falta de sono na gestação. Por exemplo, se você ouve muita música alta e fica assistindo televisão ou usando telas, como celular e tablet, isso pode atrapalhar o entendimento do seu cérebro de que é hora de descansar.
Portanto, criar um ambiente mais aconchegante, com menos estímulos sensoriais, faz com que ele se concentre melhor na sua missão de induzir o sono.
Considere essas dicas e caso a falta de sono na gestação seja muito frequente, converse com o seu médico, ok? 😉