Falta de experiência no trabalho: Como lidar com isso?
Você tem falta de experiência no trabalho e sente que isso tem impactado a sua imagem profissional? Então, antes de qualquer coisa, respire fundo! Não se sinta mal por ainda não saber alguma coisa – ninguém nasce sabendo.
Sendo assim, neste conteúdo nós unimos algumas dicas que podem lhe ajudar a atravessar a inexperiência da melhor maneira possível. Acompanhe e entenda!
Como lidar com a falta de experiência no trabalho?
Como dito acima, a falta de experiência no trabalho não deve ser vista como um “defeito”. Afinal, ninguém nasce sabendo de todas as coisas. Temos o direito de aprender o que não sabemos.
Porém, aqui é que está um ponto-chave: você deve demonstrar que deseja aprender. Não fique apenas se lamentando por não saber algo, sem buscar informações que possam lhe ajudar.
Mas, como buscar essas informações? O que deve ser feito para adquirir mais experiência? Veja:
1. Conheça todas as atribuições do seu cargo
Antes de iniciar o seu trabalho, é importante que você saiba exatamente quais são todas as suas atribuições. Assim você não será pego de surpresa quando precisar executar algum trabalho mais complicado.
Da mesma forma, ao perceber que algumas atribuições ainda não fazem parte de você, ou seja, você ainda não possui as habilidades profissionais esperadas, pense em como se aprimorar. Afinal, estudar é fundamental.
2. Tire as suas dúvidas sempre
Não tenha vergonha de dialogar no trabalho e assim tirar as suas dúvidas. Todo mundo sabe que você é novo no ambiente, portanto, jamais se sinta encabulado na hora de conversar com alguém que é mais experiente.
Se você realmente quer aprender, tire as suas dúvidas sempre que elas surgirem. Anote as respostas – isso também é importante para não fazer a mesma pergunta várias vezes. Até porque uma pessoa que sempre pergunta a mesma coisa pode ser vista como desatenta.
3. Faça algum curso ou treinamento
Dentro da sua área de atuação, uma forma de lidar com a falta de experiência no trabalho é justamente investindo em um curso ou treinamento. Foque naquelas habilidades essenciais para o seu trabalho, mas que você ainda não possui.
4. Observe os comportamentos das pessoas mais experientes
Observar os comportamentos e as atitudes dos seus colegas de trabalho também pode ajudar. Isso porque você poderá visualizar como eles lidam com problemas, trabalhos simples e mais complexos. Logo, poderá absorver muita experiência apenas observando atentamente como as outras pessoas estão agindo.
Inclusive, isso vale para os erros, sabia? Observar os equívocos alheios também pode lhe ajudar a lidar melhor com o seu próprio trabalho.
5. Peça feedback para o seu chefe
Seja uma pessoa aberta para os feedbacks. E caso eles não aconteçam com recorrência, peça para o seu chefe. Não tenha medo de questioná-lo quanto as suas ações, e peça para que ele seja sempre sincero.
Assim você poderá enxergar a sua atuação pelo “lado de fora”, abrindo a mente e aprendendo novas coisas todos os dias. Dessa forma, a falta de experiência no trabalho poderá ser contornada o quanto antes.