A falta de comunicação nas empresas é um caminho para o insucesso. Sem uma comunicação eficiente, muitas tarefas podem ser executadas de maneira errônea, além de que muitos contratempos (evitáveis) podem surgir e atrasar os resultados.
Por isso, neste conteúdo nós buscamos fazer alguns apontamentos interessantes sobre o tema. Acompanhe e saiba mais!
Falta de comunicação nas empresas como resolver?
As falhas na comunicação existem em qualquer lugar, não só nas empresas. Mas, é neste ambiente que a falha pode criar um efeito em cadeia muito prejudicial. Por isso, atente-se às dicas abaixo na hora de pensar sobre essa situação:
1- Deixe claro qual é o canal de comunicação oficial da sua empresa
Deixar claro o principal canal de comunicação é o primeiro passo. Ponto. Sem esse tipo de alinhamento, os seus liderados e colaboradores podem simplesmente alegar que não sabiam aonde buscar as informações corretas.
Portanto, eleja um canal que seja efetivo e acessível a todas as pessoas. Lembre-se de escolher sistemas intuitivos e fáceis de usar.
2- Entenda aonde estão os gaps de comunicação
Avalie quais são os gaps da sua comunicação. Em quais tipos de situações há falta de comunicação nas empresas? O problema são os ruídos? A linguagem usada não está adequada? Reflita e busque cortar o mal diretamente pela sua raiz.
3- Trabalhe a cultura do diálogo e concomitantemente da escuta ativa
Trabalhar o diálogo na sua empresa também é importante. Às vezes, a equipe pode estar se sentindo encabulada e pouco à vontade para expressar opiniões. Com isso, agem sem comunicar corretamente, causando efeitos (que podem até ser positivos em alguns casos).
Sendo assim, crie um espaço que valorize o diálogo e lembre-se de praticar a escuta ativa nessas situações.
4- Reforce o que é comunicado aos seus liderados
Reforçar o que é importante também é uma forma de diminuir a falta de comunicação nas empresas. Isto é, se você marcou um evento importante, reforce essa comunicação com cartazes e murais que lembrem o compromisso.
Isso poderá ajudar na hora de internalizar a necessidade de participação da equipe, trazendo uma proximidade maior para o dia a dia deles.
5- Faça reuniões apenas quando for necessário
Cuidado com a quantidade de reuniões que você sai marcando com a sua equipe! Não adianta querer lidar com a falta de comunicação nas empresas forçando as pessoas a irem na sua sala de tempos em tempos, para reuniões vazias e pouco produtivas.
Na realidade, esse tipo de reunião pode atrapalhar mais ainda. Afinal, se você consegue resolver por um e-mail, que ficará registrado por escrito, por que tomar o tempo da sua equipe para dizer isso? E ainda, fazer com que a equipe se sinta pouco produtiva e, consequentemente, reduza os resultados? Pense nisso!
Afinal, comunicação eficiente não é o mesmo que falar mais.
6- Esteja sempre atento às suas comunicações
Procure sempre reavaliar as suas comunicações. Analise o que está bom e o que precisa ser melhorado. Essa avaliação interna garante que a falta de comunicação nas empresas diminua consideravelmente.