Você já parou para pensar no que a falta de autocuidado pode causar? Já analisou quais são as principais consequências daqueles comportamentos que demonstram uma negligência para consigo mesmo? Pois então chegou o momento de pensarmos sobre esse assunto relevante!
Neste conteúdo, trouxemos alguns apontamentos que podem servir de base para a sua autoanálise e autoavaliação, visando a sua qualidade de vida e o seu autocuidado. Confira!
O que a falta de autocuidado pode causar?
As consequências que a falta de autocuidado pode causar são diversas. Inclusive, tudo dependerá da forma como você lida consigo mesmo. Se você for do tipo muito injusto, pode ser que as consequências sejam mais intensas. Se você não pratica o autocuidado, mas sem se expor excessivamente, talvez as consequências sejam outras.
De todo modo, analise os pontos abaixo e reflita com a gente:
1. Hábitos negativos
Os hábitos negativos podem surgir quando não praticamos o autocuidado. É o caso de se tornar uma pessoa sedentária por não cuidar das atividades físicas, isto é, por negligenciá-las. Ou o caso de dormir de maneira desregulada, sem uma rotina estabelecida, por não cuidar dessa área importante de sua vida.
Aos poucos, esses hábitos vão se somando, prejudicando a saúde e causando efeitos que prejudicam a qualidade de vida.
2. Negligência com a saúde física e mental
A negligência com a saúde, seja ela física ou mental, também pode começar a aparecer. É o caso de sentir uma dor, mas simplesmente ignorá-la. Ou o caso de tentar “engolir as emoções” para não se pensar sobre o que se sente. Esses comportamentos podem causar uma sobrecarga emocional, bem como podem fazer com que doenças simples de serem tratadas se transformem em enfermidades mais complicadas.
Por isso, a visita regular ao médico e a atenção especial às emoções são consideradas práticas de autocuidado.
3. Sobrecarga de trabalho/estudo
A sobrecarga de trabalho ou de estudo também é oposto do autocuidado. Se não cuidamos da nossa agenda e da quantidade de tarefas a serem executadas, podemos nos colocar diante de situações negativas e sobrecarregadas. Isso também contribui para o desenvolvimento de questões de saúde física e mental.
4. Diminuição da autoestima
A diminuição da autoestima é outro ponto relevante que deve ser considerado quando pensamos na falta de autocuidado pode causar. Se não cuidarmos da nossa aparência, corpo, saúde, habilidades e conhecimentos, como poderemos manter o apreço e a visão positiva sobre quem somos?
Como manteremos a autoestima sabendo que a maior parte dos nossos hábitos são negativos? Pense sobre isso!
5. Contribui para a construção de laços sociais ruins
Por fim, a falta de autocuidado pode causar uma contribuição para a construção de laços ruins. É o caso de não pensarmos sobre as situações que vivemos em nossos laços sociais, e vamos aceitando atitudes negativas por simplesmente não priorizar quem somos.
Dito de outro modo, aceitamos situações e atitudes alheias negativas porque não cuidamos de nós, não pensamos no que é melhor para nós. E, consequentemente, esses laços podem nos levar a construção de situações que roubam a nossa qualidade de vida.
Fique atento a isso, priorize-se e busque sempre praticar o autocuidado. Você merece!