Todo empreendedor almeja sucesso à sua empresa, transformar ela em um negócio competitivo, fazendo o possível para vencer os obstáculos e evitar a falência.
Porém, sabemos que no meio do caminho sempre acontecem imprevistos e obstáculos são encontrados. E é necessário saber como lidar com eles para que sua empresa não chegue à falência.
Alguns elementos como esforço, comprometimento, dedicação, boa comunicação e um bom trabalho equipe são essenciais para a evolução da empresa.
A falta deles podem gerar danos e até mesmo a falência da empresa.
Aqui vamos mencionar alguns fatores que levam uma empresa a falir, e como tentar evitar que ela chegue nesse nível.
Segundo Marcus Marques, mentor de pequenas e médias empresas, alguns deles são:
-
Não analisar o mercado antes de abrir um negócio
Bom, quando alguém decide por abrir um negócio, sabe-se que a importância de um planejamento para o acompanhamento do mesmo.
Nesse planejamento um fato necessário é a análise de mercado, saber como anda o setor que escolheu para investir, se está em baixa ou em alta.
E principalmente para que possa avaliar a possibilidade de criar algo diferente do que já é oferecido pela concorrência. O diferencial em um novo negócio é um grande passo.
-
Ficar sem recursos
Quando falamos em recursos, falamos da situação financeira.
É necessário um bom planejamento financeiro, saber exatamente quanto e como investir o capital disponível para a abertura do negócio.
Quando o investimento é mau feito, quando os recursos financeiros são mau investidos e quando não há um plano de redução de custos, é muito difícil sustentar um negócio de portas abertas.
A falta desses cuidados são os principais causadores da falência de uma empresa.
-
Falta de profissionais capacitados
Uma empresa não é feita somente pelo empreendedor, ou seja, o dono do negócio. Ele conta com a ajuda de outros profissionais para que sua empresa funcione.
Porém, se esses profissionais não forem capacitados, operacional e comportamentalmente, é necessário reverter esse quando e investir em qualificações à eles.
Pois sem essas qualificações a caminhada empreendedora da empresa se torna ainda mais difícil de ser percorrida, diz Marcus Marques.
-
Ignorar o mercado
Um bom empreendedor está sempre ligado, e atento a todos os movimentos do mercado.
Analisar as tendências e observar os passos dos seus concorrentes são formas eficazes de se manter sempre atualizado.
-
Não ouvir o cliente e o que ele quer
Partindo do princípio que o cliente é o fator principal da empresa, sem ele não existe vendas certo?
Ouvir seus pedidos, necessidades e expectativas é essencial para atendê-las sempre da melhor forma possível, assim atraindo e fidelizando os mesmos.
-
Deixando de investir em marketing
O marketing é e sempre foi uma ferramente essencial para quem quer se destacar no mercado, e atualmente na internet.
Ele oferece diversas oportunidades para a divulgação dos produtos e serviços.
Por isso é essencial que haja investimentos nessa área, pois caso contrário, as chances de aparecer para seu público-alvo diminuem, o que pode causar muitos danos também.
Portanto, segundo Marcus, saber os principais motivos que levam uma empresa à falência faz toda a diferença para que você, enquanto empreendedor; seja assertivo na gestão do seu negócio.