Exemplo prático de custo e despesa para o MEI
Exemplificamos uma situação de rotina para o MEI em que a interligação dos conceitos de custos e despesas pode ser analisada e questionada também.
Custos e despesas são opostos?
Sabemos que custos e despesas são complementares e necessários. Uma vez que custo envolve tudo que mantém a sua empresa funcionando, e despesa faz parte da manutenção da empresa.
Todavia, pelo fato de que a despesa não traz lucro direto, ela é vista como gasto desnecessário.
Ações impactam outras ações
Numa empresa tudo ocorre de forma cíclica e difundida. Dessa forma uma ação impacta em outra. Assim como uma área muitas vezes depende de outra para funcionar corretamente.
Diante dessa análise, trouxemos um exemplo dessa interligação entre custo e despesa.
Exemplo de aplicação do conceito Custo e Despesa para o MEI
Por exemplo, imagine que um MEI (Microempreendedor Individual), atue sozinho tanto para produzir e entregar seu produto ou serviço.
Entretanto, esse MEI ainda é o responsável por prospectar novos clientes. Sendo assim, não é uma tarefa fácil conciliar as ações.
Despesa ajuda a manter a empresa
Nesse caso o microempresário precisa de ajuda. A contratação de um funcionário responsável pela área comercial seria considerada uma despesa. Porém, seria extremamente necessária tanto para a manutenção do negócio quanto para a qualidade de vida do empreendedor.
Portanto, algumas despesas se fazem tão necessárias quanto os custos, e não devem ser ignoradas.
Opostos complementares
Podemos dizer que, embora conceitualmente sejam separados, sendo as despesas sempre algo que possa esperar, na prática os custos e as despesas se complementam.
Uma vez que para que o custo traga a lucratividade, a despesa precisa existir para a manutenção de tudo o que indiretamente, mantém a empresa funcionando.