A exaustão no trabalho pode fazer com que você se sinta estagnado na carreira. Além disso, à medida que o tempo passa, a produtividade pode cair, prejudicando os seus resultados e colocando o seu emprego em risco.
Como lidar com tudo isso? O que fazer quando o esgotamento mental aparecer na rotina de trabalho?
Existem diversas ações que, quando implementadas, podem ajudar na hora de direcionar você rumo a um caminho mais promissor. E nós discutimos sobre essas ações no decorrer deste texto. Continue lendo!
Como lidar com a exaustão no trabalho?
A exaustão no trabalho merece atenção. Muitas vezes ela denuncia uma sobrecarga, falta de expectativas para com o futuro e dificuldades para estabelecer limites. Tudo isso, somado, pode desencadear efeitos nocivos na saúde mental do sujeito.
Assim sendo, considere as dicas abaixo:
1. Atente-se aos gatilhos da exaustão no trabalho
Fique de olho nos gatilhos de exaustão no trabalho, pois eles podem ser evitados em diversas circunstâncias e talvez você nem tenha se dado conta.
Por exemplo, se você se sente exausto quando a carga de tarefas está muito intensa, que tal conversar com o seu gestor para dividir melhor essas atividades? Ou então, que tal buscar novas alternativas de organização, ficando atento às suas prioridades?
Da mesma forma, se for possível, afaste-se desses gatilhos e tire alguns minutinhos para se recompor, sempre que necessário.
2. Procure suporte delegando tarefas
Você não precisa ser um super-herói no ambiente de trabalho. Nem sempre temos a força necessária para cumprir uma carga específica de tarefas.
Assim sendo, o ideal é que você comece a delegar determinadas tarefas que estão causando essa exaustão – ou ao menos aquelas que atrapalham a execução dessas atividades mais difíceis.
E o mesmo vale na vida pessoal, hein? Algumas pessoas crêem que a exaustão no trabalho está presente apenas no ambiente corporativo, mas a verdade é que muitas vezes esse cansaço é reflexo da falta de organização e descanso fora dali.
3. Cuide da sua saúde mental para além do trabalho
Seguindo o gancho apresentado no tópico acima, lembre-se de que a sua saúde mental merece atenção tanto no trabalho, quanto fora dele.
Por isso, invista em atividades que lhe façam bem, busque ter bons hábitos e priorize mais o seu bem-estar. Cuidar da saúde é garantia de um futuro mais agradável.
4. Reavalie os seus planos de longo prazo
Sempre que possível, reavalie os planos de longo prazo. Às vezes essa reavaliação pode lhe ajudar a enxergar novas possibilidades, que promovem motivação e ajudam a minimizar a sensação de exaustão.
5. Pratique o autoconhecimento e aceite os seus limites
O autoconhecimento também deve entrar neste jogo. Você precisa conhecer seus pontos fortes e fracos para aceitar os seus limites. Apenas dessa maneira é que se torna viável conseguir respeitar quem você é, minimizando aquelas sobrecargas e excessos que prejudicam a sua rotina e a organização das suas prioridades.
Nunca pare de se conhecer. Afinal, na sua vida, você é a pessoa mais importante e que merece a maior atenção do seu mundo. Lembre-se disso!